casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Uma pílula para ressaca? Sim, por favor!

Há uma nova pílula no desenvolvimento que pode diminuir os níveis de álcool no sangue, ajudar na ressaca e evitar mortes por overdose de álcool. Muito legal, certo?

Enquanto o álcool tem sido em torno de (cerca de 10 milhões de anos, no caso você estava se perguntando), as pessoas têm lidado com a ressaca temida. Apesar de tantos avanços na ciência e tecnologia, ninguém foi capaz de descobrir uma maneira de erradicar dores de cabeça, vômitos e náuseas induzidas pelo álcool - até agora.

Yunfeng Lu, professor de engenharia química e biomolecular no A Universidade da Califórnia, em Los Angeles, uniu forças com um de seus alunos de pós-graduação, além do professor Cheng Ji, especialista em doenças do fígado da Escola de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia. O trio desenvolveu um antídoto que eles acreditam que pode aliviar a ressaca, bem como salvar vidas, tratando vítimas de intoxicação e overdose.

Quando você bebe álcool, o seu corpo leva tempo para metabolizá-lo e descartá-lo. O envenenamento por álcool ocorre quando um indivíduo consome muito álcool em um período de tempo muito curto. Os tratamentos atuais dependem das próprias enzimas do corpo para decompor o medicamento. Em um ensaio publicado no The Conversation, Lu explica que ele “escolheu criar cápsulas cheias de enzimas naturais, geralmente encontradas em células do fígado para ajudar o corpo a processar o álcool mais rapidamente”.

Ele e seus colegas testaram o antídoto em camundongos, envolvendo três enzimas naturais “que convertem o álcool em moléculas inofensivas que são então excretadas” em uma concha. Em seguida, nas veias de camundongos intoxicados com álcool injetaram nanocápsulas que viajaram para seus fígados e entraram em suas células e serviram como "mini-reatores" para digerir o álcool.

O tratamento funcionou maravilhas com os ratos bêbados, diminuindo seu nível de álcool no sangue em 45 por cento em apenas quatro horas, em comparação com os ratos que não receberam o antídoto. Outro bônus? O nível sangüíneo de acetaldeído - o composto carcinogênico seriamente tóxico que causa dores de cabeça e vômitos, faz as pessoas corarem e é produzido durante o metabolismo normal do álcool - permaneceu baixo. Os camundongos bêbados que receberam o antídoto acordaram de seu sono induzido pelo álcool mais rápido do que os ratos bêbados não tratados. Basicamente, suas ressacas eram mais brandas.

Pesquisadores acreditam que seu antídoto terá um impacto semelhante em humanos: ajudará as pessoas a acordarem de um sono induzido pelo álcool mais cedo e evitará o envenenamento por álcool por causa de sua capacidade de decompor. álcool rapidamente. Também deve ajudar a proteger o fígado de qualquer estresse ou dano relacionado ao álcool. E isso é uma ótima notícia.

Lembre-se de que os testes ainda estão sendo realizados nas cápsulas para garantir que sejam seguros e não provocam efeitos colaterais inesperados ou perigosos. Ainda será pelo menos mais um ano antes que as pílulas de ressaca sejam testadas em humanos reais.

E antes que você fique muito empolgado e comemore com uma noite de bebedouro, lembre-se de que o consumo excessivo de álcool ainda não é bom para você. saúde. De acordo com especialistas (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e Departamento de Agricultura dos EUA), o consumo moderado é definido como até um drinque por dia para mulheres e dois por dia para homens, e qualquer coisa a mais não é saudável .

Então, sim, mesmo que essa pílula de ressaca milagrosa se concretize, lembre-se de que o álcool é sempre melhor em moderação para o bem da sua saúde.