casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Quer bater sua depressão? Não pense tanto

Se você tentou desviar dos pensamentos negativos que contribuem para a depressão, pode estar adotando a abordagem errada. Um novo estudo identificou a chave para finalmente vencer o blues: pensar menos.

Pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) determinaram que a terapia metacognitiva (MCT) é um tratamento eficaz para depressão. De fato, 80% dos pacientes tratados com MCT se recuperaram totalmente. O MCT, inicialmente usado para tratar a ansiedade, é um tratamento científico baseado em evidências que visa obter controle sobre o processo de pensamento de um indivíduo para reduzir a ruminação. - o ato de pensar demais nos sintomas e nas causas do estresse, em vez de se concentrar nas soluções.

"Algumas pessoas sentem o pensamento persistente e ruminativo como completamente incontrolável, mas indivíduos com depressão podem ganhar controle sobre isso", explica o professor Roger. Hagen, um dos autores do estudo publicado em Frontiers in Psychology. "Apenas percebendo que isso é libertador para muitas pessoas."

Os pacientes foram tratados por 10 semanas e, após seis meses, 80% tiveram recuperação total do diagnóstico inicial de depressão. Eles também usaram um grupo de controle de indivíduos que não receberam o tratamento para garantir que a depressão não desaparecesse naturalmente.

Esta linha de tratamento contrasta com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), atualmente em andamento. -para tratamento de depressão e ansiedade. A TCC incentiva os pacientes a analisar o conteúdo de seus pensamentos, desafiar sua substância e testá-los na realidade.

“A ansiedade e a depressão geram pensamentos negativos difíceis e dolorosos. Muitos pacientes têm pensamentos de erros, fracassos do passado ou outros pensamentos negativos ”, continua Hagen, apontando que o MCT aborda o processo de pensar em vez do conteúdo do pensamento em si.

Pacientes que sofrem de depressão“ pensam demais, ”O que pode perpetuar a depressão. "Em vez de pensar tanto nos pensamentos negativos, o MCT ajuda os pacientes a reduzir os processos de pensamento negativos e a controlá-los", explica ele.

Então, como você ganha controle sobre seus pensamentos? "Em vez de reagir repetidamente ruminando e pensando: 'Como me sinto agora?', Você pode tentar encontrar seus pensamentos com o que chamamos de 'atenção imparcial'. Você pode ver seus pensamentos apenas como pensamentos e não como reflexo da realidade, Hagen diz. “A maioria das pessoas pensa que quando pensam em um pensamento, isso deve ser verdade. Por exemplo, se eu acho que sou idiota, isso significa que devo ser burro. As pessoas acreditam firmemente que seus pensamentos refletem a realidade. ”

Ele alega que a taxa de recaída é baixa - apenas alguns por cento depois de um ano, em comparação com os usuais 50%. E os pacientes ficam agradavelmente surpresos com o processo. “Os pacientes entram pensando que vão falar sobre todos os problemas que têm e chegar ao fim, mas tentam descobrir como funcionam suas mentes e seus processos de pensamento. Você não pode controlar o que pensa, mas pode controlar como você reage ao que pensa. ”

O significado deste novo estudo é que os pesquisadores estão confiantes de que o MCT, que também foi testado pela Universidade. de Manchester, na Inglaterra, bem como em um estudo sobre a Dinamarca, que será publicado em breve, acabará se tornando a norma no tratamento da depressão.

Mesmo que você não sofra de depressão grave, aplique essas descobertas à sua vida. pode ser útil. Em vez de gastar tanto tempo analisando pensamentos e sentimentos quando confrontado com situações estressantes ou emoções dolorosas, mude sua energia para a solução e tente se lembrar de que os sentimentos não são fatos.

O que você acha?> Você tem alguma experiência pessoal com terapia metacognitiva? Faz sentido como um tratamento para a depressão? Como é que o excesso de pensamento impede que um indivíduo experimente a felicidade?

, , ] ]