Os fitoestrogênios são um grupo de compostos derivados de plantas que são usados principalmente para a reposição de hormônios estrogênicos em mulheres na menopausa. As três fontes alimentares mais bem classificadas que contêm fitoestrógenos são a soja e a semente de linhaça com tofu, feito de soja, sendo o terceiro. Como as isoflavonas da soja e as lignanas da semente de linhaça são inerentes aos próprios alimentos, os efeitos dos fitoestrogênios devem ser expandidos para uma análise dos efeitos gerais sobre o corpo dos próprios alimentos. Embora tenham sido observados efeitos benéficos dos fitoestrógenos em relação ao tratamento da menopausa, existem alguns efeitos colaterais que foram observados e deve-se ter cautela por aqueles que usam esses alimentos como tratamento terapêutico.
Hipotireoidismo
Alergias
Reações alérgicas à proteína de soja podem incluir espirros, sibilos, tosse, urticária, problemas de deglutição, choque anafilático, insônia, infecções de ouvido e sinusite, dor nas articulações e fadiga crônica.
Câncer de Mama
Williams, estudante de Farmacologia da Universidade Tulane, de Masters, discute preocupações de que a ingestão de produtos de soja pode aumentar o risco de câncer de mama em mulheres que são sensíveis à terapia de reposição hormonal e possivelmente alérgicas à soja. Além disso fitoestrogênios podem reduzir a eficácia do tamoxifeno, a medicação para câncer de mama e as mulheres que tomam tamoxifeno devem evitar comer soja.
Efeitos Gastrointestinais A linhaça é rica em fibras e provoca os efeitos colaterais habituais em pessoas não costumava ingerir alta fibra com as refeições. Inchaço, dor abdominal, gases, diarréia, constipação, indigestão, azia e náusea podem ser experimentados incluindo a linhaça na dieta.
A isoflavona genisteína encontrada nos fitoestrogênios da soja é conhecida por causar problemas estomacais e outros problemas gastrointestinais, incluindo a erosão do revestimento do estômago de comer grandes quantidades de produtos de soja.