O DHEA é a forma abreviada de um produto químico chamado dehidroepiandrosterona, um hormônio produzido dentro do corpo, de acordo com o MedlinePlus. Também é amplamente disponível em muitos varejistas em forma de suplemento. Como um precursor hormonal responsável por produzir tanto a testosterona quanto o estrogênio, o DHEA tem benefícios potenciais significativos, além de riscos - e pesá-los uns contra os outros é vital para sua saúde se você planeja usar o suplemento.>
Embora em março de 2011, o DHEA não é atualmente aprovado pela Food and Drug Administration para benefícios de saúde, pode ter efeitos benéficos, no entanto. MayoClinic.com classifica DHEA com um grau de letra "B" para tratar a insuficiência adrenal, aliviando os sintomas da depressão, funcionando como um tratamento adjuvante para o lúpus sistêmico e potencialmente combatendo a obesidade através do aumento da perda de gordura. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos benéficos dos suplementos de DHEA, bem como para obter o suplemento aprovado pelo FDA.
Outros benefícios potenciais
Certos benefícios potenciais do DHEA são classificados como "possivelmente eficazes" pelo MedlinePlus são outras vantagens do suplemento a considerar quando se avaliam os benefícios do suplemento contra seus riscos. DHEA é possivelmente eficaz no tratamento da esquizofrenia, disfunção erétil não causada por diabetes ou distúrbios nervosos, melhorando a aparência da pele em pessoas idosas, ajudando a tratar a osteoporose e aumentando os níveis de energia das pessoas com HIV. Mais uma vez, uma quantidade significativa de pesquisa científica deve confirmar estes possíveis benefícios do DHEA. Os contras de tomar DHEA envolvem efeitos colaterais adversos ou indesejados do suplemento em homens e mulheres. O MedlinePlus informa que esses riscos aumentam com doses de DHEA de mais de 50 a 100 mg por dia. Para homens e mulheres, DHEA pode causar batimentos cardíacos irregulares e pressão arterial elevada e provocar insônia. Os homens devem estar atentos a certos riscos relacionados ao DHEA, como a debilidade testicular, a ginecomastia - o desenvolvimento de seios devido ao excesso de estrogênio produzido no corpo - e sentimentos de agressão. As mulheres que tomam DHEA correm o risco de efeitos colaterais, como perda de cabelo, crescimento de pêlos no corpo, aprofundamento da voz e distúrbios no ciclo menstrual. Mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem tomar DHEA.
Potenciais Riscos de Longo Prazo
Como a suplementação de DHEA afeta o equilíbrio do corpo de hormônios - especialmente em altas doses durante um período prolongado de tempo - certas riscos a longo prazo são cruciais para examinar. DHEA pode aumentar as chances de doenças cardíacas mais tarde na vida, bem como potencialmente aumentar o risco de câncer de próstata, câncer de ovário e câncer de mama. Esses riscos do DHEA, como seus benefícios, ainda exigem mais pesquisas para estabelecer.
Considerações
Antes de decidir se os benefícios do DHEA esgotam seus riscos e começar a tomar o suplemento, é aconselhável consultar o seu médico pessoal. Se você tiver quaisquer condições médicas ou um histórico familiar de condições médicas, como doença hepática, doença cardíaca ou qualquer doença relacionada a hormônios, como hipertireoidismo, é imperativo consultar o seu médico antes de tomar DHEA.