Dehidroepiandrosterona, ou DHEA, é um hormônio esteróide produzido pelas glândulas supra-renais, que é então convertido em hormônios sexuais esteróides como testosterona e estrogênio no corpo. Os níveis de DHEA atingem o pico entre as idades de 20 e 30 anos e diminuem com a idade. O DHEA é fabricado e usado como terapia de reposição hormonal, de acordo com os Serviços de Saúde da Columbia University. Os proponentes do DHEA acreditam que ele tem vários benefícios para a saúde, desde o aumento de energia até a possível ajuda com a doença de Alzheimer. Sempre consulte seu médico antes de tomar novos suplementos ou passar por tratamentos alternativos.
Melhora no nível de energia Quando são administrados diariamente 50 a 200 mg de um suplemento hormonal DHEA, pode melhorar os níveis de energia em pessoas com fadiga crônica síndrome, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan relata que mulheres com insuficiência adrenal verdadeira que têm baixos níveis de DHEA podem ver uma melhoria na energia e sensação de bem-estar quando 50 mg de suplemento de DHEA são tomados a cada dia.
De acordo com o NYU Langone Medical Center, o DHEA pode ajudar mulheres mais velhas com osteoporose. O tratamento com DHEA pode ajudar a combater a osteoporose em mulheres com mais de 70 anos e é útil na prevenção da osteoporose em mulheres com anorexia. A Saint Louis University relata que quando um suplemento de DHEA é tomado com vitamina D e cálcio, melhora significativamente a densidade óssea da coluna vertebral em mulheres mais velhas. Um estudo de dois anos da Universidade de Saint Louis foi realizado e descobriu que a densidade óssea dos participantes do estudo feminino aumentou em 2%. Este estudo limitou-se à densidade óssea da coluna vertebral e não incluiu outros ossos no corpo. A suplementação de DHEA pode ajudar as mulheres com sintomas da menopausa, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Pode afetar os sintomas de humor associados à menopausa, melhorando a resposta do cérebro às endorfinas, substâncias químicas do cérebro envolvidas nas sensações de dor e prazer. Verifique com seu médico antes de tomar suplementos de DHEA para problemas hormonais. Pessoas com níveis elevados de colesterol podem se beneficiar de tomar DHEA, de acordo com a NYU Langone Medical Center. O DHEA pode reduzir os níveis de colesterol no sangue e reduzir as formações de placa. No entanto, DHEA também pode causar mais problemas em pessoas com doença cardiovascular; consulte seu médico antes de usar suplementos de DHEA se você tem um histórico de problemas cardíacos ou cardiovasculares.
Cuidado De acordo com os Serviços de Saúde da Universidade de Columbia, o DHEA pode fazer com que as mulheres fiquem com pêlos faciais excessivos quando tomadas em excesso. doses superiores a 100 mg por dia e pode aprofundar as suas vozes. DHEA pode aumentar o risco de câncer de besta e doenças cardíacas, causar acne, aumentar o tamanho dos seios nos homens e aumentar o risco de câncer de próstata. Altas doses de DHEA podem causar danos ao fígado. Devido aos altos riscos associados ao uso de DHEA, avalie seu histórico médico ou outros fatores de risco com seu médico antes de tomar este suplemento.