A maioria dos tecidos do corpo cresce apenas em áreas específicas. O tecido endometrial, que reveste o interior do útero, é uma exceção à regra, às vezes aparecendo em áreas distantes do útero, causando uma desordem chamada endometriose. Durante o período menstrual, o tecido endometrial fora do útero se acumula e, em seguida, se rompe, como se estivesse no útero. Endometriose, que afeta entre 2 e 10 por cento das mulheres em idade fértil, de acordo com a Ohio State University, causa dor crônica. As pílulas que contêm apenas progesterona impedem o sangramento menstrual que piora a endometriose
Como as endometrioses se desenvolvem
Cada pêlo endometrial dentro e fora do útero se espessa sob a influência de hormônios femininos para que um embrião possa se implantar. Se você não engravidar, o tecido endometrial dentro e fora do útero é eliminado como sangramento menstrual. Cicatrizes e irritações podem ocorrer em áreas afetadas pela endometriose, que na maioria das vezes incluem os ovários, intestinos ou bexiga. Toda vez que o tecido sangra, mais irritação e cicatrizes podem ocorrer. Entre 30 e 40% das mulheres com endometriose têm algum grau de infertilidade causado por danos ao ovário ou às trompas de falópio, de acordo com endometriosis.org. As pílulas de progesterona interferem com o ciclo hormonal normal, impedindo que o tecido endometrial se torne mais espesso. A progesterona e o ciclo menstrual
progesterona, um hormônio feminino responsável por mudar o revestimento uterino após a ovulação, para que um embrião possa se implantar. está normalmente presente apenas em pequenas quantidades na primeira metade do ciclo menstrual. Os níveis aumentam após a ovulação e caem se você não engravidar. Quando os níveis de progesterona caem, o revestimento uterino se rompe. Se você tomar progesterona diariamente durante todo o ciclo menstrual, seus ovários não desenvolvem um óvulo naquele mês, porque os altos níveis de progesterona "enganam" o seu corpo ao pensar que já produziu um óvulo naquele mês. Se você tomar progesterona continuamente, você não vai ter um período menstrual nesse mês e sangramento não ocorrerá em áreas afetadas pela endometriose.
Tomar Pílulas de Progesterona
Algumas pílulas anticoncepcionais contêm progesterona artificial, chamada progestina . As pílulas que contêm apenas progestogênio não contêm nenhum estrogênio, o hormônio feminino dominante. Como o ovário produz um óvulo por mês apenas sob a influência do estrogênio, não ocorrem períodos menstruais normais. Enquanto você vai ter uma hemorragia de retirada se você parar a pílula só de progestógeno, a quantidade de sangramento é geralmente menor do que o habitual, porque o tecido endometrial não engrossa tanto sem o estrogênio. Perda freqüente ocorre nos primeiros três a seis meses com a pílula, enquanto o corpo se ajusta à mudança nos níveis hormonais.
A terapia com progesterona controla a dor em cerca de 75% das mulheres com endometriose, de acordo com a endometriose. org. Você não pode engravidar enquanto toma pílulas só de progesterona ao longo do seu ciclo menstrual, porque elas impedem a ovulação. Não tome progesterona durante a amamentação, a menos que seu médico aprove. Tomar pílulas de progesterona também não diminui o dano que a endometriose já causou nos tecidos; as pílulas só ajudam a evitar mais danos. Suplementos de progesterona também podem causar depressão, acne, inchaço ou ganho de peso. Usado a longo prazo, os progestágenos podem afetar a densidade óssea; você pode precisar de exames de densidade óssea periodicamente.