O DHEA é um hormônio usado medicamente e também está disponível como suplemento. DHEA 25 mg refere-se a uma dose específica de DHEA que está dentro de um intervalo aceitável. Ele tem o potencial de causar efeitos colaterais, pode interagir com alguns medicamentos e não é recomendado se você tem um histórico de certas doenças, por isso converse com seu médico antes de tomar DHEA.
DHEA é um acrônimo para a desidroepiandrosterona química. É um hormônio esteróide produzido naturalmente nas glândulas supra-renais próximas ao rim e secretado pelas glândulas supra-renais. Também é secretado pelos testículos nos homens. DHEA é metabolizado para se tornar os hormônios masculinos e femininos, testosterona e estrogênio, de acordo com MedlinePlus.
Usos
DHEA é usado para tratar a insuficiência adrenal, lúpus eritematoso sistêmico e para induzir o parto, de acordo com MayoClinic.com. Estudos sugerem que pode aumentar os níveis hormonais, estimular o desejo sexual e melhorar a qualidade de vida geral. Também pode ser eficaz para depressão e perda de peso. Embora a pesquisa continue inconclusiva, o DHEA está sendo estudado por sua eficácia em uma ampla gama de doenças, incluindo Alzheimer, doenças cardiovasculares, câncer do colo do útero, síndrome da fadiga crônica, doença de Crohn, HIV /AIDS, distúrbios da menopausa, artrite reumatóide e esquizofrenia. O "Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology" publicou um estudo em dezembro de 2008, sugerindo que o DHEA produzia um efeito antienvelhecimento na pele de mulheres na pós-menopausa. Um estudo publicado por M. El-Alfy, C. Deloche, et al. "British Journal of Dermatology" ofereceu mais apoio. Eles concluíram que o DHEA aplicado à pele tem o potencial para ser um agente anti-envelhecimento eficiente.
Evidências em outubro de 2010 é conflitante sobre se o DHEA constrói com sucesso a força muscular ou melhora a memória. Os níveis de DHEA, no entanto, diminuem naturalmente à medida que envelhecemos, observa MayoClinic.com, então os pesquisadores acreditam que os suplementos podem reduzir os efeitos do envelhecimento.
Dose
MedlinePlus observa que a dosagem de DHEA varia de 25 a 200 mg, com 25 a 50 mg por dia sendo o mais comumente usado. Doses superiores a 50 a 100 mg não devem ser tomadas a menos que você esteja sob os cuidados de um médico.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns são fadiga, congestão nasal, dor de cabeça, acne e batimentos cardíacos irregulares. Algumas mulheres experimentam insônia, alterações emocionais e menstruações anormais. As mulheres também podem ver o crescimento do cabelo no rosto e os homens podem experimentar o crescimento da mama. DHEA pode aumentar o colesterol e a resistência à insulina.
Avisos
Você não deve tomar DHEA se estiver grávida ou a amamentar, ou se tiver um histórico de ritmos cardíacos anormais, coágulos sanguíneos ou doença hepática, avisa MayoClinic.com. Consulte um profissional de saúde antes de tomar DHEA se você tiver um histórico de cânceres relacionados a hormônios, como câncer de mama ou de próstata. Pode causar mania ou irritabilidade em pacientes com depressão ou transtorno bipolar, e pode piorar algumas condições, tais como síndrome do ovário policístico e problemas de colesterol.
Considerações
A Food and Drug Administration dos EUA não regulamenta estritamente os suplementos, então você nunca pode ter certeza sobre a força, pureza ou segurança do DHEA suplementar. Converse com seu médico antes de tomar DHEA, especialmente se você tiver uma condição médica ou tomar medicamentos.