Você ouviu o burburinho. Hormônio do crescimento humano (também conhecido como HGH): elixir da juventude, compressor de perda de peso, segredo dos atletas para o sucesso. Mas as chances são de que você provavelmente ainda é cético - e talvez devesse ser.
A soma das informações existentes sobre os riscos e benefícios do HGH abrange desde ameaças alarmistas a histórias de sucesso "boas demais para serem verdadeiras". Apesar de tudo isso, várias questões ainda permanecem: o que exatamente é HGH? como ele nos afeta? "Who really needs it?", 3, [[O que acontece quando você tem demais? Você pode aumentar o hormônio do crescimento (GH) sem ele?
Então, para esclarecer algumas das informações erradas e cortar o hype, aqui está o que você absolutamente precisa saber sobre HGH.
Um curso intensivo sobre HGH
No entanto, uma versão sintética desse hormônio natural foi produzida pela primeira vez em 1985 para ajudar aqueles com condições genéticas que impedem o crescimento, como a síndrome de Turner e a síndrome de Prader-Willi. bem como insuficiência renal crônica e outras condições relacionadas à deficiência de HGH.
Desde então, as pessoas têm usado (e mal utilizado) a versão sintética por uma ampla variedade de razões - médicas e cosméticas. Precisa de HGH?
Apesar das alegações de que você pode tomar HGH para parar o efeito do envelhecimento ou para perder peso, a única razão real para o uso de HGH é uma deficiência de hormônio do crescimento. E muito poucas pessoas têm uma deficiência real.
"Os pacientes devem receber tratamento de HGH se precisarem, e eles não devem obtê-lo se não precisarem", diz Andre Berger, MD, autor de "A prescrição antienvelhecimento de Beverly Hills." Ele enfatiza que os pacientes devem ser diagnosticados com uma deficiência clara antes de se submeterem à terapia hormonal.
Mas é difícil diagnosticar a deficiência de hormônio do crescimento. Os adultos precisam passar por um teste de sono em que o médico estimula o hormônio do crescimento pela administração de insulina intravenosa ou arginina e, em seguida, coleta amostras de sangue para medir o nível de GH no sangue.
A medição dos resultados é um processo complexo porque às vezes é difícil diferenciar se os problemas surgem do hipotálamo ou da glândula pituitária. Medir algo chamado IGF1 (um subproduto da degradação natural do GH) é, às vezes, uma maneira mais precisa de diagnosticar, mas requer uma análise complicada dos fatores.
Dr. Berger compara a saúde dos hormônios a todos os instrumentos de uma orquestra em sintonia. “Temos muitos hormônios e, em uma orquestra, nenhum instrumento é a orquestra. O hormônio do crescimento não é a orquestra - é apenas um instrumento da orquestra que desempenha um papel ”.
Os hormônios são complexos, e tanto os homens quanto as mulheres têm níveis variados de estrogênio e testosterona, bem como substâncias químicas no cérebro. como a dopamina e a serotonina, que precisam estar em equilíbrio. "Pode ser perigoso administrar hormônio de crescimento a pacientes com certos problemas de tireóide ou cortisol", diz Berger.
Portanto, se um paciente tem deficiência de hormônio do crescimento, provavelmente tem outros desequilíbrios hormonais e questões glandulares que precisam ser levadas em consideração para o tratamento.
“Para obter a música mais bonita, você precisa de todos os instrumentos para estar em sintonia. Os hormônios funcionam da mesma maneira ".
- Andre Berger, MD - Os perigos do uso indevido de HGH
Você acha que, se o hormônio de crescimento é o material que ajuda nossos músculos a crescer quando crianças que tomá-lo como adultos teria um efeito semelhante, mas isso simplesmente não é o caso.
"O uso de HGH por razões não médicas está andando em uma encosta muito escorregadia e provavelmente resultará em outros problemas de saúde, ", diz o Dr. Berger.
Por exemplo, o uso indevido de HGH tem sido associado a distúrbios endócrinos." Pode causar acromegalia, que é uma desordem endócrina que ocorre naturalmente quando as pessoas produzem excesso de hormônio do crescimento ", diz Nancy J. Baker, MD, um médico especializado em cuidados paliativos e medicina de família na Universidade de Minnesota.Isso resulta no alargamento da face, mãos e pés.
Mas muitos médicos ainda fornecem tratamentos de HGH por razões monetárias ( ao contrário do bem-estar de seus pacientes.) Só porque um médico licenciado administra o HGH para ajudar a melhorar os treinos ou diminuir as rugas não significa que realmente funcione ou que seja 100% seguro, diz o Dr. Berger.
E não, aquelas pílulas e sprays que você vê na internet provavelmente não funcionarão e podem ter efeitos colaterais prejudiciais. Devido a esse potencial, o Dr. Berger acredita que eles devem ser usados apenas em conjunto com o tratamento médico e a avaliação contínua.
“O único tratamento eficaz é injeções”, diz ele, “porque o tratamento de reposição hormonal deve ser administrado adequadamente através de uma injeção. Sem qualquer exceção, todas as pílulas e sprays que você pode comprar na internet são óleo de cobra.
Você pode aumentar seus níveis de GH naturalmente?
Esqueça o material sintético! Se você tem um nível de hormônio de crescimento funcionalmente normal, o hormônio do crescimento natural aumenta com um estilo de vida equilibrado, bom sono e nutrição adequada, diz o Dr. Berger. Um estudo de 2011 no International Journal of Obesity descobriu que o jejum intermitente pode ajudar a aumentar a produção do hormônio do crescimento. E suplementos como melatonina, creatina, glutamina e GABA também são métodos comprovados de aumentar o GH naturalmente.
Além disso, uma revisão de 2012 na revista Molecular and Cellular Endocrinology citou aumentos semelhantes em pessoas que dormiam pelo menos oito horas por noite. . O hormônio é produzido durante o estágio quatro, ou sono de movimento rápido dos olhos (REM), que para a maioria com padrões de sono saudáveis é entre 2 da manhã e 3 da manhã. , , ] ]