Vendida em muitas farmácias e lojas de nutrição dos EUA, a dehidroepiandrosterona é um suplemento que atualmente não tem a aprovação da Food and Drug Administration dos EUA para seus benefícios propostos. No entanto, muitos e variados benefícios potenciais à saúde do DHEA estão sendo pesquisados pela comunidade científica, e a Clínica Mayo indica que alguns deles parecem promissores. Examinar os benefícios do DHEA, assim como as dosagens recomendadas, é essencial se você planeja tomar o suplemento.
Benefícios potenciais
Muitos rótulos de suplementos de DHEA anunciam seu produto para funções benéficas, como aumentar a vitalidade, estimular o sistema imunológico. sistema e melhorar os níveis globais de energia. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que muitas pessoas acham o DHEA benéfico para o tratamento da disfunção erétil, aliviando a depressão associada ao HIV e até promovendo a perda de peso. Alguns atletas tomam DHEA como um melhorador de performance, porque produz excesso de testosterona e - em teoria - promove massa muscular magra. No entanto, nenhum desses benefícios em potencial foi aprovado pelo FDA, e o DHEA - assim como outros esteroides, como o androsterone - é proibido das Olimpíadas e da maioria dos esportes profissionais.
Benefícios sob escrutínio
O DHEA está sendo estudado em busca de benefícios legítimos para a saúde e, à medida que as evidências continuam a se acumular, também aumenta o potencial de uso futuro do DHEA no tratamento de certas condições médicas. DHEA está sob consideração para aprovação do FDA para tratar lúpus sistêmico, relata o NIH. Além disso, a Clínica Mayo classifica o DHEA com um grau acadêmico de "B" para esse propósito, bem como para tratar a insuficiência adrenal, combater a obesidade e potencialmente aliviar os sintomas da depressão. Mais pesquisas científicas, no entanto, são necessárias para confirmar esses benefícios potenciais significativos do DHEA. O crescimento de células cerebrais pode afetar o crescimento de células cerebrais de uma forma benéfica, relata Waisman Centre da Universidade de Wisconsin. Em um estudo de 2004 sobre os efeitos do DHEA no sistema nervoso humano, os cientistas descobriram que o DHEA aumentava a quantidade de neurônios produzidos pelas células-tronco e aumentava a divisão celular no cérebro. O estudo da UW também relata que o DHEA é o único esteróide que tem essa propriedade em particular, embora os cientistas não tenham certeza se a melhor divisão celular e o aumento dos neurônios se deve ao próprio DHEA ou a um metabólito do hormônio. Mais uma vez, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa propriedade potencial benéfica para o cérebro de DHEA. Adultos com 18 anos ou mais podem tomar entre 50 e 200 mg de DHEA diariamente, informa a Mayo Clinic; no entanto, a suplementação regular com DHEA não é recomendada para adultos jovens, porque nossos corpos produzem muito antes da meia-idade. Os níveis naturais de DHEA começam a declinar até a idade adulta tardia, portanto, essas dosagens são mais adequadas para adultos idosos cujas glândulas supra-renais retardaram a produção de DHEA. Você deve consultar seu médico antes de tomar o suplemento para determinar a dosagem correta para as necessidades do seu corpo.
Precauções
Os efeitos colaterais do DHEA podem incluir aumento da agressão e crescimento da mama em homens, bem como possível desenvolvimento do sexo masculino. características e interrupção do ciclo menstrual em mulheres. Crianças menores de 12 anos de idade e gestantes ou nutrizes não devem tomar DHEA. Se você está pensando em tomar DHEA, certifique-se de que seu médico o ajude a determinar qual dosagem - se houver - é melhor para você.