casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

O leite de soja pode fazer com que os homens sejam estéreis?

O leite de soja e outros produtos de soja contêm isoflavonas de soja, um tipo de fitoestrógeno que pode imitar o efeito do estrogênio humano no corpo humano. Alguns estudos médicos associaram o consumo de isoflavona à soja com a redução da fertilidade masculina, enquanto outras pesquisas científicas concluíram que a soja não afeta a fertilidade masculina. Nenhuma evidência científica tem associado o leite de soja com a esterilidade nos homens.

Isoflavonas de Soja

Os produtos de soja são a mais rica fonte alimentar de isoflavonas, um tipo de composto vegetal com impactos semelhantes ao hormônio feminino estrogênio humano. corpo, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University. As isoflavonas se ligam aos receptores de estrogênio nos órgãos reprodutivos e no coração, fígado, cérebro e ossos. Em alguns receptores, as isoflavonas causam os mesmos efeitos metabólicos que o estrogênio, mas em outros, as isoflavonas da soja bloqueiam o estrogênio e causam um efeito antiestrogênico. As isoflavonas de soja são objeto de interesse científico porque um melhor entendimento de como as isoflavonas da soja criam efeitos estrogênicos e antiestrogênicos pode levar a soluções para condições de saúde relacionadas ao estrogênio, incluindo câncer de mama e de útero e osteoporose. O consumo de alimentos à base de soja foi vinculado à concentração nitidamente mais baixa de espermatozóides nos resultados de um estudo publicado na edição de abril de 2008 da revista "Human Reproduction". Pesquisadores da Harvard School of Public Health e da Harvard Medical School consultaram 99 homens que tinham ido ao hospital geral de fertilidade em Massachusetts para avaliar o consumo de alimentos à base de soja ao longo de três meses. Os pesquisadores de Harvard determinaram que os homens que haviam consumido as maiores quantidades de alimentos de soja tinham 41 milhões de espermatozóides por mililitro a menos do que aqueles que não consumiam produtos de soja. Motilidade e morfologia espermática não foram afetadas pela redução da contagem de espermatozóides, e nenhum sujeito do estudo foi estéril.

Testosterona

O consumo de produtos de soja não tem impacto sobre o hormônio sexual masculino testosterona, de acordo com um 2008-2009 estudo publicado no periódico "Fertility and Sterility" da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota, do Centro Médico da Universidade de Rochester e da Universidade Loma Linda realizou uma extensa metanálise de dezenas de estudos clínicos envolvendo isoflavonas de soja e extratos de isoflavona da soja e do trevo vermelho, que tem propriedades semelhantes. A equipe de pesquisa concluiu que o consumo de soja não tem efeito significativo sobre os níveis de testosterona total ou a quantidade de testosterona biodisponível circulando para uso no corpo. A esterilidade não foi de forma alguma implicada nos estudos revisados. O Centro Médico Langone da Universidade de Nova York informa que homens com infertilidade ou disfunção sexual evitam consumir produtos de soja. O consumo de grandes quantidades de soja pode interferir com certos medicamentos, incluindo a varfarina anticoagulante e o medicamento antitumoral tamoxifeno, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University. A soja também pode contribuir para o crescimento de tumores de câncer de mama em mulheres. Consulte o seu médico antes de alterar sua dieta para incluir grandes quantidades de consumo de leite de soja ou antes de tomar suplementos de isoflavona de soja.