casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

A gripe pode se espalhar apenas respirando

Para se proteger da pior temporada de gripe em uma década, você provavelmente está tomando muito cuidado para ficar longe das pessoas que estão tossindo e espirrando. Mas isso pode não ser suficiente, de acordo com um novo estudo, que descobriu ser possível espalhar a gripe apenas respirando o mesmo ar que alguém que está doente! Ugh.

"Descobrimos que os casos de gripe contaminaram o ar ao redor deles com vírus infecciosos apenas respirando, sem tossir ou espirrar", Dr. Donald Milton, MD, Dr.PH, professor de saúde ambiental na Universidade. da Maryland School of Public Health e principal pesquisador do estudo, explica em um comunicado. “Pessoas com gripe geram aerossóis infecciosos (minúsculas gotículas que ficam suspensas no ar por muito tempo) mesmo quando não estão tossindo e, especialmente, durante os primeiros dias de doença. Então, quando alguém está com gripe, eles devem ir para casa e não permanecer no local de trabalho e infectar outras pessoas. ”

Antes deste estudo, não sabíamos muito sobre a quantidade e a infecciosidade do vírus da gripe à espreita em nossa respiração, de acordo com os autores do estudo. Para saber mais, eles monitoraram 142 estudantes da Universidade de Maryland que haviam confirmado casos de gripe. Os estudantes foram convidados a enfiar seus rostos em uma máquina - a apropriadamente chamada Gesundheit II, que mede as gotas derramadas enquanto respira, fala, tosse ou espirros - por 30 minutos de cada vez. Cada estudante fez isso no primeiro, segundo e terceiro dias após o início dos sintomas.

Para o desânimo de cada germafobia, os pesquisadores descobriram que 11 das 23 amostras que não envolviam tosse (48%) continham gripe. , demonstrando que, teoricamente, é possível espalhar a gripe apenas respirando.

Curiosamente, espirros não produziram mais gripe nas amostras, o que significa que ela não contribui necessariamente para o vazamento de vírus como você poderia ter pensado. (Por favor, não tome isso como uma desculpa para não cobrir sua boca enquanto espirra.)

Porque o estudo, que foi financiado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças e pelos Institutos Nacionais de Saúde, não Para acompanhar a transmissão, os pesquisadores não podem confirmar se as gotículas exaladas teriam causado a gripe a alguém. No entanto, Milton conta à Time que o estudo sugere que “se essa pessoa ao seu lado parece realmente doente, mesmo que não esteja tossindo, ela provavelmente pode infectar você”.

Se estudos futuros comprovarem que essas gotículas no ar podem transmitir a gripe, podem influenciar a forma como os espaços públicos são construídos e ventilados. Para agora? "A mensagem para levar para casa é ficar longe de outras pessoas quando você está com sintomas de gripe, mesmo se você não está tossindo", diz Milton.

Então, por favor, se você está sentindo-se mesmo remotamente doente nesta temporada de gripe, faça-nos um favor e fique em casa!

Leia mais: 12 dicas não tão comuns para afastar o frio e a gripe