casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

16 semanas de gravidez com dores de cabeça

Até a 16ª semana de gravidez, as dores de cabeça geralmente não são um problema para a maioria das mulheres. À medida que o segundo trimestre progride, os níveis hormonais de uma mulher estabilizam, o que geralmente reduz a frequência e intensidade de suas dores de cabeça. Ainda assim, algumas mulheres grávidas com 16 semanas terão dores de cabeça durante todo o segundo trimestre.

Por que as dores de cabeça ocorrem em 16 semanas de gravidez?

As mulheres grávidas costumam ter dores de cabeça no primeiro e terceiro trimestres. Menos frequentemente, as dores de cabeça são um problema para as mulheres durante o segundo trimestre. Níveis hormonais estáveis ​​às 16 semanas de gravidez podem reduzir a dor de cabeça da enxaqueca em algumas mulheres, mas muitas pessoas grávidas ainda sentem dores de cabeça tensionais neste momento. Outras causas de dores de cabeça em 16 semanas incluem abstinência de cafeína, comer determinados alimentos ou ser sensível a odores, diz March of Dimes.

As hormonas de papel Play

Por 16 semanas de gravidez, aumento do volume sanguíneo e níveis crescentes de hormônios causaram muitas mudanças físicas para uma mulher grávida. Altos níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, afetam os químicos cerebrais, aumentando a frequência das dores de cabeça que uma mulher grávida experimenta. Esses mesmos hormônios também podem contribuir para uma condição chamada de rinite não alérgica. Rinite não alérgica provoca inflamação e inchaço nas cavidades nasais, o que pode levar a congestão e sinusite, diz a Associação Americana de Gravidez.

Muitas mulheres confundem sinusite com enxaqueca durante a gravidez, e pode ser difícil distinguir entre os dois. Dor de garganta, febre e tosse podem acompanhar tanto enxaquecas como sinusite, embora as náuseas e a sensibilidade ao ruído e à luz geralmente acompanhem apenas as enxaquecas. Enquanto enxaquecas podem durar até vários dias, sinusite pode durar várias semanas ou mais. Se uma dor de cabeça sinusal persistir por mais de 10 dias, uma mulher grávida deve entrar em contato com seu médico. Ele pode aconselhá-la sobre os melhores tratamentos para cefaléia sinusal durante a gravidez, de acordo com a Clínica Mayo.

Cefaleia Tensional na Gravidez

Dores de cabeça de tensão podem surgir para mulheres com 16 semanas de gravidez, em parte devido a anatômica e alterações fisiológicas. O peso de sua barriga começa a desequilibrar o centro de equilíbrio de uma mulher, e ela pode não conseguir envolver seus músculos centrais do estômago. Isso pode causar má postura e levar à tensão muscular nas áreas da cabeça, pescoço e ombro. Para neutralizar isso, uma mulher deve praticar uma boa postura durante o segundo trimestre. Massagem e exercícios regulares também podem ajudar a reduzir dores de cabeça tensional, além de comer pequenas refeições frequentes e ficar bem hidratado.

Dor de cabeça de enxaqueca na gravidez

Causado pela dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro, enxaquecas podem ser verdadeiramente debilitante. Sofredores de enxaqueca regular podem ter menos enxaqueca durante a gravidez, enquanto mulheres que nunca tiveram enxaqueca antes de começar a experimentá-los pela primeira vez. Medicamentos que são especialmente formulados para tratar enxaquecas são geralmente contra-indicados durante a gravidez e mulheres que experimentam enxaquecas com 16 semanas de gravidez devem conversar com seus médicos para aconselhamento sobre o tratamento. O alívio natural para a enxaqueca pode ser alcançado usando uma compressa fria na cabeça e no pescoço, ou recebendo uma massagem, diz a Clínica Mayo.