casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Estrogênio e dores de cabeça

Muitas mulheres que sofrem de dores de cabeça percebem uma conexão entre elas e seu ciclo menstrual. De acordo com o "Journal of American Medical Association", 50% a 60% das mulheres que sofrem de enxaqueca são afetadas pela "enxaqueca menstrual" - a enxaqueca associada à mudança nos níveis hormonais que ocorre imediatamente antes e durante a menstruação. O principal responsável por essas flutuações causadoras de dor de cabeça é o estrogênio. Independentemente do estágio de vida de uma mulher - se ela está menstruada, grávida ou entrando na menopausa - a flutuação de estrogênio pode ser a causa de dores de cabeça debilitantes.

Dezoito por cento das mulheres sofrem de enxaqueca , em comparação com apenas 6 por cento dos homens, sugerindo uma ligação hormonal entre enxaqueca e gênero.

Quase 40 anos atrás, os cientistas colocaram a hipótese na revista médica "Neurologia" que porque as mulheres sofrem mais dores de cabeça na época da menstruação , os níveis de estrogênio em declínio acentuado no momento da menstruação são provavelmente a causa de tais dores de cabeça. Eles mostraram que quando as mulheres submetidas à fertilização in vitro eram tratadas com drogas que diminuem os níveis de estrogênio como parte do protocolo de tratamento, 82% das mulheres experimentavam dores de cabeça debilitantes. Como o estrogênio causa dores de cabeça?

anos, os cientistas tentaram encontrar um mecanismo para explicar como as flutuações no estrogênio podem causar dores de cabeça. Em estudos com animais, mudanças nos níveis de estrogênio afetam os níveis de expressão de genes associados à inflamação e à dor neurológica. Esses estudos sugerem que a queda no estrogênio antes da menstruação pode influenciar a inflamação e a dor neurológica.

Experimentos publicados no "Journal of Clinical Investigation" demonstram que o estrogênio afeta os vasos sanguíneos através da liberação de óxido nítrico. As mulheres que sofrem de enxaqueca mostram uma ativação aumentada da via do óxido nítrico antes da menstruação em comparação com aqueles que não sofrem de enxaqueca. Portanto, alterações nos vasos sangüíneos em resposta a um aumento na liberação de óxido nítrico causada por uma queda no estrogênio podem resultar em dores de cabeça em torno da menstruação.

Menstruação e controle da natalidade

A conexão entre estrogênio e dores de cabeça é mais aparente imediatamente antes e durante a menstruação. Como o ciclo menstrual é um evento mensal previsível, é possível tomar medicação preventiva de dor de cabeça imediatamente antes do período menstrual. Curiosamente, para muitas mulheres, a menopausa cura suas dores de cabeça relacionadas ao estrogênio porque, depois que a menstruação cessa, os níveis hormonais permanecem estáveis.

Às vezes, alterações nos níveis de estrogênio das pílulas anticoncepcionais também podem causar dores de cabeça. Muitas mulheres realmente experimentam uma melhoria nas dores de cabeça hormonalmente relacionadas quando iniciam pílulas anticoncepcionais, mas para outras, as pílulas parecem ser as culpadas. Se você suspeitar que seu controle de natalidade pode estar causando suas dores de cabeça, pergunte ao seu médico para alterar sua forma de controle de natalidade.

Alterações em níveis de estrogênio durante a gravidez podem causar dores de cabeça para algumas mulheres, mas causam menos dores de cabeça outras. O estrogênio aumenta drasticamente no início da gravidez e permanece constantemente elevado durante todo o período. Como resultado de níveis de estrogênio constantemente sustentados, muitos pacientes sofrem de enxaqueca alívio da enxaqueca durante a gravidez. Pelo contrário, as dores de cabeça tensionais podem aumentar. Se você está grávida e sofre de dores de cabeça, pergunte ao seu médico quais medicamentos são seguros para você tomar.

Opções de tratamento

A Clínica Mayo recomenda a aplicação de gelo, massageando os músculos na parte de trás da cabeça, pescoço e ombros, e tomar analgésicos de venda livre como primeiras linhas de defesa contra dores de cabeça relacionadas ao estrogênio. Se essas recomendações não forem eficazes, pergunte ao seu médico sobre medicamentos analgésicos prescritos. Alguns destes medicamentos são tomados preventivamente nos dias que antecedem a menstruação, mas outros são tomados quando você sente uma dor de cabeça chegando. , , ] ]