Os efeitos colaterais específicos do sexo masculino
Os testículos normalmente produzem testosterona e espermatozóides. Tomando esteróides anabolizantes cria um excesso artificial de hormônios masculinos no corpo. Isso faz com que o sistema de feedback hormonal do corpo faça com que os testículos diminuam a velocidade. Como resultado, os homens que usam esteróides muitas vezes sofrem retração dos testículos, diminuição da produção de espermatozóides e até mesmo impotência e infertilidade. Estes efeitos são geralmente reversíveis se o uso de esteróides parar. Sob a influência do excesso de hormônios masculinos, a calvície pode ocorrer, e a próstata pode aumentar e causar dificuldade em urinar. Como o corpo converte uma parte dos esteróides anabolizantes circulantes no hormônio feminino estrogênio, os homens que usam esteróides também costumam desenvolver mamas alargadas - um efeito que geralmente é permanente.
Efeitos colaterais específicos de mulheres
Mulheres Quem usa esteróides freqüentemente desenvolvem características masculinas devido a esses hormônios semelhantes aos testosteron. Além do aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal, as mulheres podem desenvolver uma voz mais profunda, pêlos faciais e corporais e calvície de padrão masculino, que geralmente são permanentes. O tamanho dos seios pode diminuir, o clitóris pode aumentar e o revestimento da vagina pode encolher, efeitos que também tendem a ser permanentes. O ciclo menstrual é freqüentemente interrompido, geralmente causando períodos leves, irregulares ou ausentes. A interrupção dos sistemas hormonais normais pode até levar à infertilidade. Estes problemas menstruais e de fertilidade são geralmente reversíveis se as drogas são interrompidas.
Efeitos Cardiovasculares
Os efeitos do uso de esteróides no sistema cardiovascular são alguns dos mais graves. O sangue engrossa com a superprodução de glóbulos vermelhos, forçando o coração a trabalhar mais. Com o tempo, a carga de trabalho extra pode levar ao aumento do coração e possivelmente à falha. Os esteróides também aumentam os níveis sanguíneos de colesterol "ruim", que promove a formação de depósitos de gordura chamados placas ateroscleróticas que podem obstruir as artérias vitais. Placas aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. O risco aumenta ainda mais porque os esteróides tornam o sangue mais propenso a coagular dentro das artérias - particularmente onde as placas se formaram. Formação de coágulos no local de uma placa freqüentemente desencadeia um ataque cardíaco ou derrame.
Efeitos do fígado
Danos ao fígado é outro efeito colateral dos esteróides. O fígado processa a maioria das drogas que passam pelo corpo, e altas doses podem sobrecarregar o fígado e alterar o nível das enzimas hepáticas envolvidas no metabolismo das drogas. A pele e o branco dos olhos podem ficar amarelos, uma condição chamada icterícia. Coceira intensa tipicamente acompanha icterícia induzida por esteróides. Alguns esteróides podem causar o crescimento de cistos e tumores no fígado, e casos de câncer de fígado foram relatados. Acredita-se que os esteróides se liguem a receptores nas células do fígado, ativando genes que regulam o crescimento celular. Isso leva ao crescimento desregulado das células do fígado, produzindo um tumor.
efeitos sobre outros sistemas
Os esteróides afetam o corpo de várias outras maneiras. Eles estimulam glândulas de óleo, levando a pele oleosa e desenvolvimento ou agravamento da acne. Esteróides podem enfraquecer os ligamentos e tendões das articulações, aumentando a probabilidade de lesões. Se tomado por adolescentes, os esteróides podem prejudicar o crescimento porque causam o fechamento prematuro das placas de crescimento nos ossos. Além disso, como os esteróides costumam ser injetados, os usuários correm um risco maior de infecção por infecções, como hepatite C e vírus da imunodeficiência humana, se agulhas ou seringas forem compartilhadas.
Efeitos psicológicos
Os esteróides anabolizantes podem afetar o humor e comportamento. Em algumas pessoas, as drogas parecem aumentar a agressividade, a raiva e a irritabilidade, às vezes descritas como "raiva violenta". Isso tem sido associado a relatos de aumento da violência e atividades criminosas, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas. Mudanças de humor extremas também parecem possíveis, com os usuários, por vezes, relatando altos níveis de energia e impulsividade ao tomar os medicamentos, seguidos por depressão e ansiedade ao ciclar. Paranoia e delírios - crenças não baseadas na realidade - também foram relatadas em associação com o uso de esteróides. , , ] ]