casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Yerba Mate &Pregnancy

O chá de erva-mate tem um sabor amargo e defumado, que os sul-americanos usam há séculos como bebida e remédio todos os dias, mesmo durante a gravidez. Ele foi defendido por seu alto teor antioxidante e por sua capacidade de reduzir o colesterol e prevenir certos tipos de câncer. Como a erva-mate contém cafeína, ela deve ser consumida abaixo do limite recomendado pela American Pregnancy Association. Sempre consulte o seu médico se não tiver certeza se um alimento ou suplemento é seguro durante a gravidez.

É seguro?

Um estudo de 2005 publicado no "Journal of Nutrition" avaliou os efeitos da ingestão de erva-mate chá mate durante a gravidez. Milhares de mães brasileiras foram entrevistadas em suas salas de parto logo após o parto. Muitos bebiam erva-mate diariamente durante a gravidez, enquanto outros bebiam semanalmente e alguns nunca a tinham. Os pesquisadores registraram a duração da gravidez e o peso ao nascer dos bebês, e não encontraram associação entre o consumo de erva-mate. Contrariamente à sua hipótese, eles concluíram que não havia efeitos nocivos do chá de erva-mate no crescimento e desenvolvimento fetal, nem aumentava a prevalência de parto prematuro.

Considerações sobre a ingestão de cafeína

A American Pregnancy Association relata que A ingestão moderada de cafeína durante a gravidez não afeta negativamente a gravidez. A organização define um consumo moderado de 150 a 300 miligramas por dia. De acordo com CaffeineInformer.com, chá de erva-mate contém 85 miligramas de cafeína em um copo de 8 onças. Beber não mais que 3 xícaras diárias irá mantê-lo abaixo do limite estabelecido pela Associação Americana de Gravidez, contanto que você não esteja consumindo bebidas ou alimentos cafeinados adicionais.

Potencial Fetal Growth Constriction

Em 2008, Um dos maiores estudos que investigaram os efeitos sobre o crescimento fetal do consumo de cafeína durante a gravidez foi publicado no "BMJ". O estudo relatou que o risco de constrição do crescimento fetal se torna aparente quando você consome mais de 100 miligramas de cafeína por dia. Os participantes do estudo que consumiram mais de 200 miligramas por dia tiveram uma redução no peso ao nascer de 60 a 70 gramas. Os resultados deste estudo podem encorajá-lo a limitar a erva-mate a não mais do que uma xícara por dia, se estiver grávida. Embora duas a três xícaras não causem defeitos congênitos ou outras condições graves, existe uma relação entre a ingestão de cafeína e o peso ao nascer.

Nutrição e Outros Benefícios

A erva-mate pode fornecer alguns dos nutrientes essenciais importantes durante a gravidez. Contém vitaminas B e C, potássio, manganês e zinco. Também possui compostos vegetais benéficos, incluindo quercetina, teobromina e teofilina. Estudos sugeriram que a erva-mate pode prevenir danos ao fígado, e suas qualidades antioxidantes têm demonstrado proteger a oxidação do DNA e reduzir o risco de câncer. Também pode ser útil no controle de peso.