Um útero inclinado, também chamado de útero inclinado ou retrovertido, ocorre quando o útero de uma mulher está ligeiramente inclinado em direção à parte de trás de sua pélvis, em vez de estar em uma posição vertical reta. Na maioria dos casos, ter um útero inclinado não interfere com a capacidade de uma mulher engravidar, mas se você sabe ou suspeita que seu útero está inclinado e espera engravidar logo, deve entender como essa condição afeta seu corpo. Br> Cause
Quase 20 por cento das mulheres têm um útero inclinado, relata MayoClinic.com. Na maioria dos casos, é simplesmente uma variação anatômica na qual as mulheres nascem. Mas também pode ocorrer quando os ligamentos esticam e perdem a tensão durante a gravidez e o parto ou quando condições como endometriose, miomas e doença inflamatória pélvica deixam cicatrizes nos órgãos reprodutivos.
Sintomas
Muitas mulheres não sabem eles têm um útero inclinado, uma vez que muitas vezes não há sintomas. Mas algumas mulheres sentem dor durante o sexo e a menstruação, infecções do trato urinário, problemas com o uso de tampões e incontinência menor. Seu médico pode diagnosticar um útero inclinado com um simples exame pélvico.
Fertilidade
No passado, acreditava-se que ter um útero inclinado poderia contribuir para a infertilidade, pois poderia dificultar o desenvolvimento do espermatozóide. alcançar o ovo. Felizmente, agora é sabido que a posição do útero não impede a capacidade do espermatozóide de encontrar um óvulo. Ter um útero inclinado não interfere diretamente na sua capacidade de engravidar, embora em alguns casos haja uma ligação indireta entre a infertilidade e um útero inclinado. Se a condição for decorrente de endometriose, doença inflamatória pélvica ou qualquer outro problema que tenha deixado cicatrizes nas trompas de Falópio, esse tecido cicatricial pode dificultar que o óvulo se mova para uma posição onde o espermatozóide possa alcançá-lo, relata o BabyCenter. Algumas mulheres com útero inclinado também acham que a relação sexual é muito dolorosa devido à maneira como o pênis atinge o útero ou o colo do útero; Se você limitar o intercurso, você pode reduzir suas chances de engravidar, perdendo a ter relações sexuais durante os seus dias mais férteis, aconselha BabyHopes.com.
Tratamento
Tratamento para um útero inclinado não é geralmente necessário para conseguir a gravidez, uma vez que os médicos geralmente descartam todas as outras causas de infertilidade antes de considerar um útero inclinado o problema. Mas se um útero inclinado se tornar um problema - particularmente devido à dor durante a relação sexual - o médico poderá recomendar uma cirurgia de suspensão uterina para inclinar o útero para frente. Ou você pode tentar medidas temporárias, como exercícios de peito de joelho ou um dispositivo pessário, que é inserido na vagina para reposicionar o útero. O seu médico pode dar-lhe mais detalhes sobre todas estas opções e ajudá-lo a decidir se é ou não adequado para si.