casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Gravidez e Salivação

O excesso de produção de saliva durante a gravidez, também chamado de pipalismo, não é incomum durante a gravidez, especialmente durante as primeiras 12 semanas. Embora este sintoma da gravidez seja tipicamente inofensivo e temporário, é irritante e às vezes difícil de esconder. Felizmente, há muitas maneiras de domar a doença e evitar possíveis complicações.

Causas

As flutuações hormonais durante a gravidez às vezes desencadeiam o excesso de salivação. Além disso, a náusea, especialmente a náusea grave, faz com que você engula com menos frequência, o que permite que a saliva se acumule na boca. Grandes quantidades de saliva também são, por vezes, devido à azia, que desencadeia a produção de saliva para ajudar a neutralizar o conteúdo do estômago e ácido. Irritantes e condições como fumaça, infecções orais e toxinas ambientais também desencadeiam a produção de saliva durante a gravidez.

Remédios

Embora não haja muito que você possa fazer para realmente parar a produção de saliva, Há muitas maneiras de facilitar o processo. Faça pequenas refeições com frequência ao longo do dia para evitar que seu estômago se esvazie, o que geralmente causa náuseas e excesso de salivação durante a gravidez. Tome goles freqüentes de água para engolir com freqüência. Mastigue chiclete sem açúcar ou chupe balas duras para facilitar a ingestão da saliva.

Considerações

Converse com seu médico se estiver preocupado com o excesso de produção de saliva durante a gravidez. Ele pode ajudá-lo a identificar causas ou oferecer opções de tratamento para quaisquer condições subjacentes específicas, como azia ou vômito. Se você sentir náusea por engolir qualquer excesso de saliva, leve consigo uma xícara ou um pacote de lenços com você o tempo todo para que você possa cuspir discretamente qualquer saliva extra neles.

Complicações possíveis

Embora produza excesso A saliva durante a gravidez geralmente não é uma condição prejudicial, o pialismo grave às vezes faz com que você perca até dois litros de saliva todos os dias. Infelizmente, isso significa que é possível ficar desidratado se você cuspir o excesso de saliva. Para combater isso, certifique-se de beber cerca de oito xícaras de água ou outros líquidos todos os dias para repor a água que você cuspir e evitar a desidratação. , , ] ]