Quando uma mulher suspeita de gravidez, as cólicas abdominais podem causar preocupação. No entanto, há vários motivos durante a gravidez em que uma mulher pode sentir dores no abdômen que variam de leves leves a câimbras semelhantes a um ciclo menstrual. Uma causa comum de cólicas abdominais durante o início da gravidez é a implantação do embrião, de acordo com o MayoClinic.com.
Implantação
Cólicas abdominais podem ser uma das primeiras indicações de que uma mulher está grávida. No entanto, ela não pode suspeitar de gravidez e, em vez disso, pode pensar que este é o início de sua menstruação mensal. Depois que um óvulo é fertilizado, o embrião vai viajar da trompa de Falópio para dentro do revestimento do útero. Durante a implantação, uma mulher pode notar cólicas abdominais e manchas. A hemorragia associada à implantação, muitas vezes, parece rosa e mais leve do que um período normal, de acordo com o MayoClinic.com.
O implante geralmente ocorre dentro de 10 a 14 dias após a fertilização. As mulheres ovulam cerca de 14 dias antes do início do próximo período, portanto a implantação coincide frequentemente com o tempo em que a mulher espera menstruar.
Causas possíveis
No início da gravidez, as mulheres podem sentir cólicas ou dor no abdome inferior devido ao alongamento dos ligamentos redondos em preparação para o aumento do útero. A constipação também pode causar dor abdominal começando no início da gravidez e continuando durante todo o tempo.
Em alguns casos, cólicas abdominais na gravidez podem significar que algo está errado. Aproximadamente 15 a 20 por cento de todas as gravidezes terminam em aborto espontâneo, de acordo com a American Pregnancy Association. As mulheres que tiveram um teste de gravidez positivo e experimentaram fortes cólicas abdominais, sangramento vaginal e passagem de tecido pela vagina podem estar sofrendo de um aborto espontâneo e devem ligar para seu médico. Outra causa de cólicas abdominais pode ser uma gravidez ectópica em que o embrião se implanta em algum lugar fora do útero, comumente as trompas de falópio. Gravidezes ectópicas geralmente incluem dor aguda no abdômen, fortes cólicas abdominais, sangramento vaginal e baixos níveis de hCG.
Considerações
Se uma mulher sentir cólicas abdominais durante a gravidez, ela deve discutir quaisquer preocupações que tenha com ela médico. Se uma mulher não tiver certeza se está grávida, uma urina ou exame de sangue pode confirmar o diagnóstico. No entanto, se uma mulher realiza um teste de urina muito cedo, ela pode receber um falso negativo, pois não há hormônio da gravidez suficiente, ou hCG. Enquanto muitos testes comerciais de urina dizem que uma mulher pode testar cinco dias antes do período menstrual, a American Pregnancy Association diz que é melhor uma mulher esperar pelo menos um dia após um período menstrual para os resultados mais precisos.