Os dias estão ficando mais curtos, as noites são mais longas, e parece que você está se esgueirando para aquela sensação de descuido que atinge todos os invernos. Se isso soa familiar, você pode ser um dos estimados 4 a 6 por cento das pessoas que vivem em os EUA que sofrem de Transtorno Afetivo Sazonal (SAD).
O que é SAD?
SAD é uma condição real oficialmente conhecido como "Transtorno Depressivo Maior com Padrão Sazonal". Esse transtorno psicológico é definido como períodos de depressão maior que ocorrem apenas sazonalmente. Geralmente, começando no outono e continuando até o inverno.
As pessoas com SAD se sentem deprimidas por pelo menos duas semanas e esses sentimentos se dissipam completamente quando a primavera chega. A melancolia é acompanhada por mudanças na dieta, incluindo aumento do apetite e desejo por carboidratos. As pessoas entram em modo de hibernação, sentem-se letárgicas, dormem excessivamente e perdem o interesse em suas atividades favoritas.
Embora o SAD seja real, muitas pessoas que pensam que têm SAD estão equivocadas. Em vez disso, você pode estar sofrendo do "blues de inverno", uma forma mais branda de depressão entre 10% e 20% da população norte-americana durante o inverno, quando pessoas saudáveis comem naturalmente alimentos mais pesados, dormem mais e se divertem.
Também é totalmente normal ser enfatizado nos feriados por várias razões, como listas intermináveis de afazeres e sogros hostis. Enquanto potencialmente angustiante ou deprimente, estas experiências comuns não são SAD.
Quem Obtém SAD?
Não é completamente entendido por que certas pessoas ficam SAD e outros não, mas o fator mais importante é que a condição é substancialmente mais comum em regiões geográficas que estão mais distantes do equador porque essas áreas recebem menos luz solar ao longo do ano.
Por razões que ainda não entendemos, as mulheres compõem a maioria das pessoas com SAD, superando os homens em 3 para 1. O início típico é durante o início da idade adulta e o risco parece diminuir após a meia-idade.
Contribuintes Fatores A maioria das pesquisas mostra que a falta de luz solar é a causa subjacente da depressão sazonal. Pessoas com depressão tendem a ter níveis mais baixos de serotonina. A produção de serotonina é desencadeada pela luz solar e os níveis reduzidos de serotonina levam à depressão em algumas pessoas. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que as mudanças na produção de melatonina, o hormônio que regula os ritmos circadianos, é o principal responsável pelo SAD.
Também parece haver um componente genético para o SAD. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental sugere que uma variante do gene que reduz a capacidade da retina de receber luz pode predispor algumas pessoas ao TAS. Embora este gene pareça estreitamente ligado ao SAD, ele ainda explica apenas uma pequena porcentagem de casos.
Opções de Tratamento
Se você tiver os sintomas de SAD, procure ajuda profissional. As opções de tratamento incluem:
1) A terapia com luz - cerca de trinta minutos de exposição a uma caixa de luz todas as manhãs - é freqüentemente usada. Aproximadamente 50 a 80 por cento das pessoas que tentam terapia de luz encontram alívio significativo. Geralmente é aconselhável estar sob a supervisão de um clínico experiente.
2) Algumas pessoas acham que os suplementos de melatonina são úteis, mas pesquisas mostram que eles não são tão benéficos quanto a terapia de luz e são melhor usados em conjunto com outros tratamentos.
3) Algumas pessoas que não encontram alívio adequado de outras opções respondem bem a antidepressivos.
4) Como com todas as formas de depressão, a terapia da fala pode ser um aspecto integrante do tratamento. . Eu aconselho todos os pacientes a se engajarem na terapia da fala enquanto tomam antidepressivos. Certifique-se de discutir todas as opções de tratamento, incluindo over-the-counter suplementos, com o seu médico.
O que você pode fazer
Mudanças no estilo de vida podem ser um aspecto extremamente importante do tratamento para manter o humor negro na baía. Embora possa ser difícil resistir aos dias festivos, é melhor comer refeições nutritivas bem equilibradas. O exercício também é um regulador de humor eficaz.
Não espere até que a depressão se instale - comece a se exercitar antes que os dias comecem a diminuir para aumentar os níveis de serotonina. Embora possa ser maravilhoso aproveitar o aconchego da estação, resista ao isolamento e passe tempo ao ar livre todos os dias. A exposição à luz natural, idealmente pela manhã, ajudará a regular a melatonina e a serotonina e pode impulsionar o seu humor.
Aviso:
Não se auto-diagnostique. Informe o seu médico ou terapeuta se você já foi diagnosticado com transtorno bipolar ou se você tiver sintomas maníacos, como insônia ou impulsividade. Isso pode afetar as opções de tratamento. Se você tiver pensamentos suicidas, procure ajuda profissional imediatamente.
O que você acha?
Você já experimentou uma mudança em seu humor durante o outono e o inverno? Você já ouviu falar de SAD antes? Você sofre de SAD? Como você se mantém fisicamente saudável durante os meses de inverno? Como você cuida da sua saúde mental durante os meses de inverno? Se você sofre de SAD, qual tratamento foi mais eficaz para você? Você já sofreu de algum destes sintomas antes?
, , ] ]