Uma criança que tem dificuldade em ficar parada na sala de aula, faz birra e tem dificuldade de se concentrar por tempo suficiente para terminar uma simples planilha pode ser rotulada como uma criança má na escola e por outros pais . Ele pode ter um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não tratado. Esse distúrbio é caracterizado por comportamentos impulsivos, falta de foco e hiperatividade.
Desatenção
Se a criança gosta do que está fazendo, ela consegue se concentrar. Por exemplo, ela pode amar colorir e ser capaz de sentar e colorir por uma hora sem se distrair. No entanto, se ela for instruída a dizer seus ABCs, pode levar 20 minutos para passar por isso, com estímulos extremos de seus pais. Toda criança em torno dos cinco ou seis anos de idade fica distraída quando está entediada, por isso pode ser difícil distinguir entre uma criança com TDAH e uma criança normal. Se a criança quase sempre tem dificuldade em se concentrar em tarefas que ela não gosta, ela pode ter TDAH. Se você acha que isso soa como seu filho, procure a ajuda de um profissional de saúde mental licenciado para obter esclarecimentos.
Impulsivo
Todas as crianças pequenas interrompem os adultos quando estão conversando, ficam impacientes e tomam decisões sem pensar . Uma criança com TDAH tem mais dificuldade em aprender dicas sociais, especialmente no jardim de infância. Por exemplo, uma criança com TDAH pode deixar escapar respostas antes que o professor chame alguém. Isso acontece com muitas crianças; no entanto, isso acontece regularmente com uma criança que tem TDAH. Mesmo que ele possa ser enviado para o tempo limite por seu comportamento, ele continua a fazê-lo. Ele não está tentando chamar atenção ou se comportar mal, como alguns podem pensar. A criança sabe que não deve deixar escapar a resposta, mas parece que não consegue controlá-la.
O professor pode ligar para casa devido à quantidade anormal de vezes que a criança apresenta comportamento impulsivo, não consegue siga as instruções e não parece ouvir. A criança se destaca entre seus pares como impulsiva e disruptiva.
Hiperatividade
Uma criança lutando com TDAH é hiperativa. No jardim de infância, a criança pode ter dificuldade em permanecer sentada durante o tempo da história, tirando uma soneca enquanto as outras crianças estão dormindo e ficando em silêncio enquanto o professor está dando instruções. Crianças com TDAH podem mexer em seus assentos, bater os pés constantemente ou fazer outros movimentos constantes. Na escola, espera-se que as crianças pequenas sigam as regras e se sentem em suas mesas durante grande parte do dia. Para uma criança com TDAH, isso é extremamente difícil e quase impossível.