casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como o Karate Ajuda Crianças com TDAH?

Além de dar às crianças Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, todos os benefícios físicos do exercício, incluindo melhor saúde cardiovascular e melhor força e flexibilidade, também podem diminuir os sintomas de TDAH , como impulsividade e hiperatividade. Ele também pode fornecer modelos positivos para crianças com TDAH e proporcionar oportunidades de interação entre pares. Crianças com TDAH muitas vezes pensam ahististricamente, de acordo com o site parental Babycenter, o que significa que elas se fixam no presente e falta uma imagem clara do passado e do futuro. Atividades com muito tempo de espera ou instruções complicadas podem fazer com que elas percam o foco e seu interesse e capacidade de concluir a atividade. O intenso envolvimento mental e físico exigido para participar das aulas de karatê permite que as crianças com TDAH mergulhem na atividade. Isso pode ajudá-los a completar a atividade, o que pode aumentar sua autoestima e confiança em si mesmos.

Melhor autocontrole

As aulas de caratê enfatizam o autocontrole, incluindo autodisciplina e respeito por si e pelos outros. . A aula típica de karatê começa e termina com um arco para o professor. As crianças também devem ficar em silêncio e aguardar o próximo comando do instrutor. Uma vez que o autocontrole é frequentemente subdesenvolvido em crianças com TDAH, a maior ênfase nessas habilidades pode ser transmitida para a vida em casa ou para o ambiente escolar. Isso pode levar a melhores notas e melhor comportamento. O karatê também pode fornecer às crianças TDAH agressivas uma maneira saudável de descobrir sua agressividade.

Foco e concentração aprimorados

John Ratey, MD, autor de “Spark: A nova ciência revolucionária do exercício e do cérebro ”Diz à revista ADDitude que o exercício regular, como o karatê, pode ativar o sistema de atenção da criança - que consiste no cerebelo, córtex frontal e sistema límbico - que pode afetar as partes do cérebro responsáveis ​​pelo seqüenciamento, priorização, memória operacional e atenção. Segundo Ratey, o exercício faz isso aumentando a dopamina, a serotonina e a norepinefrina do cérebro. Essas substâncias químicas cerebrais podem afetar positivamente a capacidade do sistema de atenção de permanecer regular e consistente, o que pode aumentar o estado de alerta em crianças com TDAH.

A maioria dos especialistas recomenda que as crianças usem karatê para complementar e não substituir seu TDAH. medicamentos. Ratey sustenta que combinar artes marciais e medicação reduz os sintomas de TDAH mais do que o uso de medicações sozinho. Ele também enfatiza que enquanto o exercício em geral é bom para crianças com TDAH, as artes marciais oferecem mais benefícios do que muitas outras formas de exercício, como futebol ou beisebol. Antes de iniciar seu filho em aulas de karatê, converse com seu pediatra para garantir que ele seja seguro e adequado à situação de seu filho.