casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Diferenças entre dislexia e TDAH

Dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são transtornos psicológicos que começam na infância e podem persistir até a idade adulta. Ambas afetam o desempenho da criança na escola, mas de maneiras diferentes. A dislexia interfere na capacidade da criança de ler os problemas de decodificação; TDAH afeta seu nível de atenção e comportamento. A clínica Mayo diz que a dislexia é a incapacidade de aprendizagem mais comum, o que afeta o processamento das cartas pelo paciente. Uma criança com dislexia vê certas letras ao contrário; por exemplo, ela lê “b” quando a letra na página é “d” e vice-versa. O problema com a leitura de cartas também afeta a capacidade da criança de ver diferenças nas palavras. Como resultado, o paciente tem dificuldade em ortografia e leitura. Uma criança com dislexia também pode ler abaixo do nível de ensino. Uma criança com TDAH também pode ter problemas de leitura, mas não devido a um erro mecânico. Um paciente com TDAH tem problemas para manter sua atenção durante a leitura, e também é facilmente distraído.

Dificuldade Seguindo Direções

Seguir as instruções também é um problema para ambos os transtornos, mas a diferença é devido à forma como a criança processa a informação recebida. Como a dislexia é um problema de linguagem, o paciente tem dificuldade em entender as instruções de voz. Esse problema pode ser exacerbado se o professor falar rapidamente. A criança também tem problemas seguindo mais de uma instrução por vez e tem dificuldades em lembrar os itens em uma sequência. Um paciente com TDAH também tem dificuldade em seguir instruções, devido a problemas que prestam muita atenção. O paciente comete erros descuidados e tem problemas com tarefas de organização e acabamento. A Mayo Clinic acrescenta que o paciente pode parecer não estar escutando.

Problemas Comportamentais

Uma criança com TDAH geralmente tem mais problemas comportamentais do que uma criança com dislexia. O paciente com TDAH tende a deixar escapar respostas, falar excessivamente e interromper outras pessoas. Esperar pela sua vez, mexer e ficar no seu lugar também pode ser problemático. Um paciente com dislexia, por outro lado, tende a ficar mais quieto. Como o paciente tem problemas para expressar palavras desconhecidas, ele evita a leitura em voz alta durante a aula. A criança também pode se sentir frustrada por suas dificuldades de leitura. , , ] ]