TDAH Características
TDAH é caracterizada por uma tríade de sintomas que se enquadram nas categorias de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH exibem um ou mais desses componentes comportamentais significativamente mais do que a maioria das crianças. É normal que crianças sem TDAH tenham problemas de atenção ou permaneçam quietas em algumas situações. O TDAH é mais provável de ser a causa raiz se os sintomas ocorrerem consistentemente em uma variedade de configurações. Consistência pode ser validada quando os pais, professores, treinadores, médicos e outros cuidando de uma criança com TDAH concordam que a criança demonstra esses problemas. Sintomas de déficit de atenção do TDAH incluem dificuldade em manter o foco, uma grave falta de organização e dificuldade em permanecer na tarefa. Pessoas com TDAH exibem envolvimento superficial em atividades e freqüentemente se deslocam de uma atividade para outra. Eles têm uma tendência crescente de perder itens e se distraem com facilidade, muitas vezes não prestando atenção ou seguindo instruções. Frustração pode resultar quando a criança, adolescente ou adulto se sente incapaz de atingir os marcos da conquista.
Hiperatividade e Sintomas de Controle de Impulsos
Juntamente com os sintomas de marca registrada de um déficit na atenção, pessoas com TDAH, especialmente crianças, pode demonstrar hiperatividade e falta de controle de impulso. A hiperatividade inclui agarrar e tocar objetos de forma inadequada, movimentando-se fisicamente sem uma intenção clara, inquietação ou conversas excessivas. Os sintomas de falta de controle de impulso incluem falar ou gritar fora de vez, interrompendo e uma falta acentuada de pensamento antes de agir.
ODD Sintomas
ODD compartilha algumas características com a hiperatividade e comportamento impulsivo visto em ADHD mas com marcas registradas de desafio e antagonismo deliberado. Raiva frequente, temperamento curto e falta de cooperação são comuns no ODD. No entanto, esses problemas também podem ocorrer como resultado da frustração em pessoas com TDAH. Uma característica distintiva é que as pessoas com TDAH geralmente não são observadas como intencionalmente resistentes ou hostis, enquanto crianças e adolescentes com TDO são. ODD e TDAH são frequentemente acompanhados por outros problemas comportamentais. Um estudo com 131 crianças publicado na edição de outubro de 2003 da "Developmental Medicine and Child Neurology" demonstrou que 60% das crianças de 3 a 7 anos com TDAH também se qualificavam como TDO. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que cerca de 50% das crianças com TDAH também apresentam outro problema comportamental, sendo o TDO o mais comum. Um estudo publicado na edição de julho de 2010 do "Comprehensive Psychiatry" avaliou os efeitos aditivos de ter TDAH e TDO. Os pesquisadores descobriram que as crianças com ambos os transtornos têm mais sintomas de TDAH, seus problemas comportamentais são mais graves e a delinqüência é mais provável.