O TDAH é uma combinação de hiperatividade, problemas de atenção e impulsividade. Portanto, os sinais e sintomas do TDAH são aqueles que se esperaria ver com uma criança tendo problemas nessas áreas.
É Todo Mundo no Continuum? É extremamente importante perceber que todos os traços do TDAH caem. ao longo de um continuum. Toda pessoa tem algum grau de habilidade para se concentrar. Para alguns de nós, é mais difícil comparado aos outros, mas isso não significa que temos automaticamente TDAH. É somente quando a dificuldade tem um "impacto" em nossas vidas diárias que nós a consideramos indicativa de TDAH. O mesmo vale para a impulsividade. Alguns de nós são muito cuidadosos e alguns são impulsivos. Nós provavelmente não queremos um mundo inteiro de pessoas muito cuidadosas. A tabela a seguir ilustra os três continuum relacionados ao diagnóstico de TDAH:
TDAH com risco "normal"
Nível de atividade: Quieto
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
> _ _ _ Active
Atenção: Focada
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
Distractible
Impulsividade: Careful
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_ _ _ Impulsiva
Note especialmente que as áreas à direita podem representar um conjunto de pacientes que estão “em risco” para o TDAH. Essas pessoas podem estar funcionando razoavelmente bem até que algum estressor familiar ou psicológico, má alimentação, colocação escolar inadequada ou outro fator as empurra para o TDAH.
Em termos de hiperatividade, essas crianças são frequentemente descritas como estando constantemente em movimento. , agindo como se fossem “dirigidos por um motor” e incapazes de ficar parados. Atualmente, isso representa uma pequena parcela das crianças que eu avalio para o TDAH. À medida que as crianças crescem, isso muitas vezes evolui para uma inquietação mais geral do que para hiperatividade verdadeira.
Problemas de foco e atenção
Questões de foco e atenção são muito mais comuns no que leva as crianças a serem avaliadas. Crianças com TDAH muitas vezes são incapazes de prestar atenção na escola, às vezes a ponto de serem incapazes de aprender. Essas crianças ficarão para trás em leitura, matemática ou outros assuntos. Eles são altamente distraídos, muitas vezes sonhando acordados ou perdendo o foco quando há a menor distração externa. Frequentemente, eles têm dificuldade em se organizar, perder ou esquecer de entregar o dever de casa, deixar de anotar as tarefas e não conseguir acompanhar seus pertences. Em casa, eles podem ter dificuldade em fazer as tarefas rotineiras necessárias para se prepararem para a escola pela manhã, distraidamente vagando quando deveriam estar escovando os dentes, se vestindo, etc.
O que muitas vezes é confuso e frustrante para os pais é que, em todos os casos menos graves, essa dificuldade não está presente em todas as áreas. Algumas crianças com TDAH podem se concentrar muito em construir com Legos, arte, esportes ou até ler coisas de que gostam. É quando eles são chamados a exercer energia mental fazendo coisas que são desafiadoras que a questão do foco se torna mais proeminente. (A maioria das crianças com TDAH pode se concentrar em assistir televisão ou videogames, então isso não ajuda em chegar a um diagnóstico). TDAH e dificuldades de aprendizagem
Também é importante perceber que muitas crianças com ADHD - 30 a 40 por cento, na verdade - também têm dificuldades de aprendizagem, um dos quais é a dislexia, um tipo de incapacidade de leitura. A criança com deficiência de leitura pode parecer ter dificuldade em se concentrar em material escrito porque é tão difícil para eles, não por causa do TDAH. Qualquer criança com TDAH que está ficando para trás academicamente deve ser avaliada para dificuldades de aprendizagem.
Impulsividade
Finalmente, a impulsividade se manifesta como uma dificuldade que contém o desejo de agir sem pensar. Isso pode ser uma dificuldade para esperar um turno, deixar escapar respostas na escola e dificuldades para navegar nas interações com outras crianças. Impulsividade muitas vezes pode causar pacientes com TDAH para ter problemas significativos nas relações sociais.
Subtipo de desatenção
Para a criança com subtipo desatento TDAH, há um quadro muito diferente. Essas crianças geralmente são quietas, comportadas e socialmente apropriadas. No entanto, eles são incapazes de se concentrar o suficiente para concluir tarefas simples em casa ou, mais importante, para ter sucesso acadêmico. Eles podem ser diagnosticados mais tarde, porque eles não causam nenhum problema, e é só depois que eles realmente ficam para trás que o problema é resolvido. Enquanto os meninos são mais do que duas vezes mais propensos a serem diagnosticados com TDAH que as meninas, as meninas podem ser mais propensos a serem diagnosticados com TDAH subtipo desatento.
Persistência na idade adulta
Uma última palavra sobre os sintomas de TDAH em adultos: Embora muitas crianças “cresçam” fora do TDAH, ou pelo menos não atendam aos critérios para TDAH como adultos, há muitos adultos que têm TDAH. Esses adultos raramente são visivelmente hiperativos, mas podem estar inquietos. Mais importante, a falta de foco e organização, bem como a impulsividade, podem causar problemas graves em casa e no trabalho. Eles têm taxas mais altas de divórcio e desemprego resultantes dessas questões. Embora provavelmente sobrediagnosticada recentemente, o verdadeiro TDAH em adultos pode ser um problema muito significativo e debilitante. , , ] ]