casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Opções de nutrição, fitness e estilo de vida para ADD /ADHD

Crianças com TDAH são indivíduos com relacionamentos importantes com pais, escola, amigos e comunidade. Todas essas áreas devem ser avaliadas e, quando necessário, modificadas para dar às crianças com TDAH a melhor chance de sucesso.

Parenting é extremamente importante para crianças com TDAH. Embora a parentalidade menos que ótima não cause TDAH, isso pode ter consequências negativas significativas no desenvolvimento, na auto-estima e no sucesso da criança. Crianças com TDAH podem ser muito difíceis de serem pais, especialmente aquelas que são hiperativas e opostas, o que é muito comum. Muitas vezes, os pais ficam frustrados e irritados com a dificuldade de criar esses filhos. As técnicas parentais que eles têm visto outros pais usarem com sucesso ou podem até ter sido eficazes com seus outros filhos não têm sucesso com as crianças com TDAH. Eles então podem se engajar em um ciclo repetitivo de raiva e crítica, de um lado, combinado com o comportamento inaceitável de outro lado. Os pais e seus filhos precisam de ajuda para aprender a regular (e ensinar seus filhos a regular) seu comportamento. É aqui que os profissionais de saúde mental podem ser muito valiosos. Embora as crianças com TDAH não tenham sido mostradas para responder à terapia convencional, o treinamento dos pais de vários tipos tem se mostrado eficaz. Existem várias técnicas comportamentais e parentais disponíveis. O importante é dar aos pais um sistema que eles possam usar e uma maneira de obter ajuda. A diferença na auto-estima de uma criança e sua capacidade de ter sucesso pode ser dramática. Um método parental em particular com o qual tive grande sucesso é chamado de Abordagem do Coração Nutritivo.

Da mesma forma, a colocação na escola é extremamente importante. Como discutido, uma criança com TDAH pode ter graves dificuldades em um ano seguido por um grande ano no próximo - a única diferença é o ajuste entre o professor e o filho. A colocação escolar adequada é extremamente importante. Todas as crianças que têm TDAH são elegíveis para o que é chamado de plano 504, o que lhes permite ter acomodações razoáveis dentro da sala de aula. Isso pode envolver tempo extra para testes, menor volume de trabalhos de casa, sentar na frente da sala e outras modificações simples que podem fazer uma diferença realmente significativa para algumas crianças.

Fora da escola, é importante incentivar sucesso em outras áreas. As crianças com TDAH devem ter tempo para fazer coisas que gostam e fazem bem, seja esportes, arte, artes marciais, música, passar tempo na natureza ou apenas brincar com os amigos. Não é útil diminuir essas atividades para gastar ainda mais tempo na escola. É desanimador para as crianças e ruim para sua auto-estima. Lembre-se que a escola é difícil para as crianças com TDAH, e pode ser desanimador para qualquer um passar o dia todo fazendo coisas que são difíceis.

Nutrição - Uma dieta saudável é absolutamente fundamental. Açúcar, cores e sabores artificiais e conservantes e carboidratos altamente processados devem ser mantidos ao mínimo. Cada refeição, especialmente café da manhã e almoço, deve conter carboidratos minimamente processados e proteicos saudáveis. Gorduras saudáveis são especialmente importantes. Evite todas as gorduras trans e mantenha as gorduras saturadas em níveis razoáveis. Quantidades adequadas de frutas e vegetais são necessárias para manter o status antioxidante.

Muitos pais perguntam como podem fazer com que seus filhos mudem suas dietas e comam comidas mais saudáveis. A resposta é que você não pode fazer as crianças comerem o que elas não querem comer, mas você pode parar de oferecer o que não quer que elas comam. Eventualmente eles vão fazer uma escolha entre os alimentos saudáveis que você oferece. Uma palavra final: você não precisa ser dogmático. Todos devem poder ter um deleite ocasional. A menos que haja uma sensibilidade alimentar, é o que a criança come em uma base regular que faz a diferença. O exercício é particularmente importante para as crianças com TDAH. Eu trabalhei com muitas e muitas famílias que acham que fazer com que seus filhos tenham uma ou duas horas de exercício faz uma diferença dramática em seu nível de funcionamento. Isto foi confirmado por vários estudos de pesquisa. Em um desses estudos, crianças com TDAH receberam um programa de exercícios de alta intensidade três dias por semana durante 45 minutos. Eles mostraram melhorias significativas em seus sintomas de TDAH em comparação com um grupo controle.

O tipo de exercício que uma criança com TDAH irá desfrutar é muito individual. Embora algumas crianças com TDAH gostem e tenham sucesso em esportes coletivos como futebol ou basquete, muitas não gostam das regras complexas e dos períodos de inatividade exigidos. Essas crianças podem fazer muito melhor com um esporte individual como tênis, ginástica, dança ou natação. As artes marciais, com ênfase na concentração e na disciplina, podem ser extremamente úteis e satisfatórias para algumas crianças com TDAH. Alguns podem adorar andar de bicicleta do lado de fora.

Estar na natureza também pode ser muito útil para crianças com TDAH. Para alguns, é imensamente reconfortante. Eu sempre lembro que uma das crianças mais hiperativas e difíceis que eu conhecia ficava sentada em um barco por horas pescando com seu avô. A falta de exposição à natureza pode ser mais uma razão para o aumento dramático na incidência de TDAH. O sono é outra área de grande importância. Muitas crianças, especialmente à medida que envelhecem, não conseguem o sono de que precisam. Isso pode fazer com que as crianças não tenham o melhor desempenho no dia seguinte. Um problema específico a ser observado é a apnéia do sono, geralmente associada ao ronco em crianças. A apnéia do sono resulta em ciclos de sono anormais e falta de sono profundo adequado. As crianças que têm ronco significativo e TDAH devem ser avaliadas para apnéia do sono e tratadas conforme necessário.

Tempo de tela

Vídeo e tempo de tela é outra questão muito importante. Muitas crianças estão gastando muito tempo olhando para uma tela. Incluindo lição de casa, alguns estão usando eletrônica durante a maior parte de suas horas de vigília não escolar. Há provas concretas que correlacionam o aumento do tempo de tela com o agravamento do TDAH. Algumas crianças ficam seriamente obcecadas com jogos de vídeo online ou individuais. Este é um problema que todos os pais devem lidar individualmente porque está se tornando cada vez mais irreal proibir completamente o tempo de tela, mas os pais precisam tomar uma decisão sobre limites razoáveis e cumpri-lo.

Técnicas Mente-Corporais

Há uma série de técnicas que podem ser denominadas “mente-corpo” que podem ajudar a focalizar a criança com TDAH. Estudos preliminares indicam que yoga e meditação podem ser úteis. Existe um tipo particular de técnica de meditação /redução do estresse chamada redução do estresse baseado na atenção plena, que tem se mostrado promissora em vários estudos. Tem a vantagem de não estar preso a nenhuma religião ou caminho espiritual específico. Finalmente, um tipo particular de biofeedback chamado “neurofeedback” ensina as crianças a mudar padrões de ondas cerebrais anormais. , , ] ]