O TDAH geralmente é diagnosticado na primeira infância, antes dos 7 anos, de acordo com a Mayo Clinic. Uma criança com menos de 5 anos pode apresentar as características do TDAH desde o início da infância. Os indicadores-chave do TDAH em uma criança pequena são desatenção, hiperatividade, impulsividade ou uma combinação dessas três características que duram seis meses ou mais e são mais pronunciadas e disruptivas do que essas características em crianças normais da mesma idade. Os sintomas também devem estar presentes em muitas circunstâncias. Por exemplo, uma criança que tem problemas na pré-escola ou creche, mas não apresenta esses sintomas em casa ou durante brincadeiras com os amigos, provavelmente não tem TDAH.
Desatenção
Crianças que demonstram desatenção muitas vezes têm dificuldade em pagar atenção às tarefas e tendem a cometer erros descuidados como resultado. Essas crianças podem deixar projetos inacabados e se distrair facilmente, mesmo durante o jogo. Crianças com TDAH podem esquecer as coisas com mais facilidade do que outras da sua idade e freqüentemente perdem coisas, de acordo com a Associação Americana de Médicos de Família. Eles podem parecer não estar prestando atenção, mesmo quando alguém está falando diretamente com eles ou lhes dando instruções, e eles podem ter dificuldade em processar instruções ou entender coisas novas. Crianças pequenas que sofrem de TDAH frequentemente mudam de atividade de forma inesperada e algumas, especialmente meninas com TDAH, podem sonhar acordadas com frequência. Algumas crianças exibem apenas os sintomas de desatenção, não hiperatividade ou impulsividade, e essas crianças podem permanecer sem diagnóstico se o seu comportamento não causar problemas óbvios, explica o Instituto Nacional de Saúde Mental.
Hiperatividade - Hiperatividade em crianças Menor de 5 anos com TDAH é caracterizado por movimento constante e discursividade. Essas crianças podem ter extrema dificuldade em sentar-se em silêncio ou completar tarefas calmas que exigem concentração. Eles costumam correr e tentar tocar em tudo ou brincar com coisas que são inapropriadas. Os pais de uma criança pequena com TDAH podem perceber que seu filho tem problemas especiais ao participar de atividades familiares que exigem estar sentado ou relaxar, como na hora do jantar ou ao ler uma história. Eles também costumam ter dificuldade em jogar sozinhos em silêncio. Crianças com TDAH costumam se mexer e se contorcer quando forçadas a participar de atividades calmas. Meninos com TDAH são mais propensos a exibir hiperatividade do que meninas com TDAH, embora a maioria das crianças de ambos os sexos apresentem características de hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, explica a Clínica Mayo.
Impulsividade
Impulsividade lado a lado com hiperatividade em crianças com TDAH, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental. As crianças que exibem impulsividade muitas vezes deixam escapar respostas às perguntas antes que o questionador termine de perguntar. Eles podem ter dificuldade em controlar suas emoções e muitas vezes são impacientes. Crianças impulsivas podem interromper os outros quando falam e podem ter dificuldade em esperar a sua vez, em vez disso, entrando na brincadeira de outras crianças e empurrando para a frente da fila quando lhes é dito para esperar. As crianças que exibem impulsividade podem tê-lo juntamente com hiperatividade e falta de atenção ou apenas com hiperatividade.