Tome a decisão de interromper sua terapia diária de controle de natalidade. Você pode estar pronto para engravidar ou simplesmente optar por um método diferente de planejamento familiar.
Consulte seu médico. Se você está pronto para começar uma família, aconselha-se uma consulta de pré-natal. Se você quiser mudar para um meio de controle de natalidade mais a longo prazo, como as injeções de Depo Provera, que são administradas a cada três meses, você precisará de uma receita médica. Se você decidiu que sua família está completa, laqueadura tubária é uma opção para você. Você precisará de uma consulta com um obstetra ou cirurgião geral para opções permanentes de esterilização.
Decida quando você quer parar de tomar as pílulas anticoncepcionais orais. Você pode querer esperar até o final do seu pacote atual de pílulas mensais e simplesmente abster-se de iniciar um novo pacote. No entanto, não há motivos médicos para esperar. Você pode simplesmente parar de tomar as pílulas a qualquer momento durante o mês. Se você parar abruptamente, você provavelmente vai notar manchas vaginais. Saiba que você pode ovular dentro de duas semanas após interromper o uso de contraceptivos orais. Isso significa que você pode engravidar antes mesmo de ter um período. Pode levar de quatro a seis semanas para que seus períodos regulares sejam retomados.
Use uma forma alternativa de controle de natalidade se não desejar engravidar. Discuta o uso de métodos de barreira, injeções hormonais, esterilização permanente e planejamento familiar natural com seu parceiro e seu médico.
Dica
A menos que seja aconselhado pelo seu médico a descontinuar seu regime de controle de natalidade imediatamente, termine o fornecimento de contraceptivos orais do seu mês atual. Isso permitirá que você tenha um período regular e anote o primeiro dia do seu período de predição de fertilidade.