De acordo com um novo estudo que rastreou o a eficácia de um anticoncepcional masculino injetável, a injeção masculina mostrou-se comparativamente eficaz - 96% efetiva durante um período de um ano - à pílula.
Mas enquanto esse novo tiro poderia tornar a prevenção da gravidez mais uma responsabilidade compartilhada , testes já foram interrompidos devido a uma pequena porcentagem dos homens do estudo (20 dos 320 sujeitos de teste) alegando efeitos colaterais insuportáveis.
Esses efeitos colaterais - que, segundo o The Independent, são considerados menores para as mulheres na pílula - variam de acne e dor muscular a depressão e mudança na libido.
"Eles são os efeitos colaterais menores da pílula combinada", relata o The Independent, "usado por 48 por cento das mulheres com 16 anos para 19, 64 por cento das mulheres com idade 20 e 24 anos e a maioria (55%) dos que têm entre 25 e 29 anos. ”
Esses mesmos efeitos colaterais menores experimentados por apenas 20 homens interrompem o estudo e consomem milhões de dólares em pesquisa. procurando reduzir os efeitos colaterais. Estes são os mesmos efeitos colaterais que as mulheres vêm sofrendo há décadas e que foram consideradas válidas para evitar a gravidez indesejada.
Elisabeth Lloyd, acadêmica do Instituto Kinsey, disse à CNN que achou o estudo chocante: “Vinte por cento ou 30% das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais orais experimentam depressão e precisam tomar medicação para isso. Então a diferença me impressionou. Eles terminaram este estudo uma vez que mostrou 3% de depressão para os homens. ”
Mas enquanto há uma ligação entre controle de natalidade e aumento da depressão para mulheres, a CNN relata que houve alguns problemas mais sérios, como diminuição fertilidade, para uma porcentagem muito pequena dos homens no estudo. Houve também uma morte por suicídio, mas os pesquisadores afirmam que a fatalidade, juntamente com 39 por cento de todos os outros sintomas, não estava relacionado com o tiro.
“Estes riscos de danos de fertilidade não são riscos fatais como as mulheres sofrem com seu controle de natalidade ”, explicou Lloyd à CNN. “Você tem que comparar o que as mulheres estão fazendo em termos de tomar hormônios com o que os homens estão fazendo em termos de tomar hormônios. Eles estão tomando suas vidas em suas mãos quando tomam os hormônios? As mulheres são. E isso precisa ser colocado bem na frente quando se considera o risco. ”
Independentemente dos 20 homens que sofreram os efeitos colaterais da injeção, 75% dos usuários disseram que estariam dispostos a continuar a usar este medicamento. método de controle de natalidade após a conclusão do estudo.
Embora tenha sido necessário que os homens experimentassem os efeitos colaterais do controle de natalidade para que os riscos relacionados a esses efeitos colaterais tivessem uma segunda visão séria, é melhor tarde do que nunca.
E quem sabe? Talvez isso signifique que um contraceptivo livre de efeitos colaterais estará aparecendo para homens e mulheres no futuro.
O que você acha?
Você tomaria anticoncepcionais masculinos ou incentivaria seu parceiro a fazer assim? Você já experimentou efeitos colaterais do seu método de controle de natalidade? Qual método de controle de natalidade funciona melhor para você?