As pílulas anticoncepcionais e os preservativos têm sido os dispositivos contraceptivos mais populares há várias décadas, mas os avanços tecnológicos podem ter encontrado uma maneira de mudar isso. Um novo aplicativo tornou-se recentemente o primeiro de seu tipo a ser classificado como um dispositivo médico - o que significa que a prevenção da gravidez pode ser tão simples quanto um download.
Natural Cycles, co-fundado pela física sueca Elina Berglund, usa um algoritmo ela desenvolveu a análise da temperatura corporal e dos dados do ciclo menstrual de uma mulher para determinar os dias em que ela é mais fértil. Tudo o que é necessário no final do usuário é um termômetro e uma assinatura mensal ou anual do aplicativo. A TÜV SÜD, uma empresa de serviços internacionais focada em consultoria, testes, certificação e treinamento, aprovou recentemente como um dispositivo médico classe IIb, dando-lhe crédito como uma forma real de controle de natalidade.
O aplicativo exige que as mulheres façam manualmente registre sua temperatura todas as manhãs e introduza-a, o que então lhe dá um sinal: vermelho significa que ela é fértil e não deve ter relações sexuais desprotegidas; verde diz a ela que ela não é atualmente fértil e que há um baixo risco de gravidez.
O conceito é basicamente a versão técnica do planejamento familiar natural - um método alternativo de controle de natalidade envolvendo rastreio de ovulação por aumentos de temperatura ou mudanças na região cervical. muco. Em vez de ter que acompanhar os números via caneta e papel e calendários, o aplicativo faz o trabalho para você. Como a maioria dos testes de ovulação, quanto mais tempo você usar o aplicativo, mais sintonizado se tornará seu ciclo menstrual e, por sua vez, haverá mais “dias verdes”.
Um estudo recente de 4.000 mulheres suecas concluiu que o aplicativo era quase tão eficaz quanto a pílula e, se usado corretamente, apenas cinco mulheres em cada 1.000 teriam uma gravidez acidental. Os resultados têm feito pouco para convencer algumas organizações de saúde sexual que o aplicativo é a solução mágica para prevenir a gravidez, que apontam que o estudo não foi realizado apenas pela própria empresa, mas os dados foram analisados retrospectivamente e as mulheres participantes foram apenas entre com idades entre 20 e 35 anos. A empresa disse ao BuzzFeed News que está em meio a testes mais extensos, que serão publicados em breve em um periódico revisado por especialistas.
A agência de notícias também aponta que mesmo se a Natural O Cycles é eficaz como controle de natalidade, não é uma solução para pessoas preguiçosas ou esquecidas: se alguém não se lembra de tomar a pílula todos os dias, provavelmente não vai medir a temperatura todas as manhãs.
“Você realmente tem que se comprometer com isso, esteja fazendo isso da maneira tradicional ou usando um aplicativo. Você tem que medir sua temperatura todas as manhãs e gravar isso, porque sem todos esses dados não é realmente útil para você ”, disse Bekki Burbidge, chefe de comunicações da instituição de saúde sexual FPA, ao BuzzFeed. "Não é um método que vai se adequar a todos".
Embora o aplicativo seja comercializado para evitar a gravidez, a co-fundadora Berglund explica que muitos usuários obtêm mais retorno para seu investimento, eventualmente usando-o para engravidar. br>
“Quando se trata de contracepção, é tudo sobre escolha. Não é como se uma solução coubesse para todas as mulheres ", disse ela. “Nosso usuário típico está em um relacionamento estável alguns anos antes de querer ter filhos. No começo, ela começa a usar o aplicativo para evitar a gravidez e, quando está pronta para engravidar, muda de plano e, geralmente, engravida rapidamente porque o aplicativo já conhece seu corpo e seu ciclo. ”
A Natural Cycles está atualmente disponível para download com um plano mensal de US $ 9,90 por mês ou US $ 69,60 por ano. Eles também oferecem uma avaliação gratuita de um mês para aqueles que não estão prontos para se comprometer.
Para aqueles que ainda não estão prontos para a fase de produção do bebê, pode ser de seu interesse manter a receita da pílula até mais estudos conclusivos foram publicados - ou então, o próximo aplicativo que você compra pode ser um rastreador de gravidez.