Conversar com as pessoas costuma ser muito mais complexo do que parece. Embora a maioria de nós possa conversar com praticamente qualquer pessoa, conversar com as pessoas de maneira eficaz, usando ferramentas estratégicas de comunicação interpessoal, requer estudo e preparação. É surpreendente a frequência com que deixamos de nos comunicar com outras pessoas. Adquirir habilidades de comunicação interpessoal e conhecimento para ajudar a melhorar a comunicação com colegas de trabalho, grupos constituintes e membros de sua própria família. Pratique o hábito de realmente se concentrar em um indivíduo quando ele fala com você. Pare de se mexer. Quadrada seus ombros para a pessoa. Olhe nos olhos deles. Dê a eles toda a sua atenção e foco. Não só você está mais propenso a ouvir as palavras que eles estão dizendo, mas você vai enviar sinais para o orador que você está de fato ouvindo, envolvido e interessado no que eles têm a dizer.> Ouvir e ouvir são realmente duas habilidades separadas. Você pode ouvir muita conversa, mas você pode não ouvir o que está sendo dito para você. Audição focada significa desligar seus comentários e reações mentais silenciosos enquanto o falante está falando. Você precisa estar no modo de ouvir, e não no modo "estou pensando em o que estou sentindo enquanto você fala". Você não pode ouvir e falar consigo mesmo ao mesmo tempo.
Interrupções suaves
Se você sentir a necessidade de lembrar de algo que acabou de ser dito para você, ao invés de fazer uma anotação mental - e falta de informação - levante o dedo e peça ao orador para pausar “por apenas um segundo enquanto eu escrevo algo sobre o que você acabou de dizer que foi muito importante para mim”. Isso reforçará o sentimento de que você realmente está ouvindo. Você também pode usar essa tática para interromper ou retardar um falador compulsivo.
Verificações de informações
Quando alguém lhe diz algo de importância que exige sua reação ou seu consentimento, ajuda ter certeza de que você realmente entender o que eles estão sentindo, percebendo ou pedindo para você fazer. Verifique o que você ouviu com o que eles disseram. Diga: “Agora, deixe-me ter certeza de que entendi você. Você disse ... "Se você cometeu um erro, o palestrante pode corrigi-lo antes de se comprometer com uma resposta ruim.
Equilibrando a conversa"
Depois de ouvir o palestrante, você pode geralmente responda com suas informações ou reações. Se a outra pessoa tentar interrompê-lo apressadamente, levante a mão, com a palma voltada para a outra pessoa, e diga calmamente: “Quero ouvir sua reação. Mas, por favor, deixe-me terminar meu último pensamento primeiro. ”Resolva o que você tinha a dizer em uma ou duas frases a mais, e convide a outra pessoa para interpor. Cortá-los suavemente e fornecer mais informações novas e, em seguida, entregar o "chão" de volta para eles. Seja o mais generoso possível com o tempo de uso da palavra, mesmo se você não concordar com a posição do palestrante.
Comunicações Não-verbais
Aprenda os sinais não-verbais comuns que todos os humanos empregam para comunicar emoções enquanto falam ou escutam. Pesquisadores concordam que quando uma pessoa não está dizendo a verdade, eles tendem a levantar os olhos para cima e para a esquerda. Quando uma pessoa está se lembrando de um evento com facilidade e honestidade, ele olha para cima e para a direita ou olha para frente. Quando uma pessoa está tendo problemas para se lembrar de alguma coisa ou não tem certeza de que está correta, ela vai olhar para baixo e para a direita. Quando eles estão em total desacordo com você, eles vão ouvir e falar com os olhos para baixo e para a esquerda. Esses "relatos" não-verbais estão relacionados com as funções cerebrais direita e esquerda.
O Poder do Toque
Alcançar e tocar alguém enquanto eles, ou você, estão falando, ajuda a "vender" uma ideia ou ancorar um ponto . Embora nem sempre seja apropriado tocar em outras pessoas na conversa, quando for apropriado, pode ser muito poderoso. Muitas pessoas serão capazes de lembrar e se conectar com algo que você disse naquele momento apenas alguns segundos depois que você estendeu a mão e tocou-as na mão, braço ou ombro. , , ] ]