As pessoas que sofrem de depressão têm pensamentos negativos que levam a sentir-se deprimido. Embora esses pensamentos precisem ser mudados, as pessoas deprimidas às vezes não se interessam pelo mundo ao seu redor e são facilmente desencorajadas. A comunicação terapêutica encoraja uma pessoa deprimida a examinar e mudar seus padrões de pensamentos negativos ou distorcidos, enquanto mantém a sensibilidade e o relacionamento terapêutico. Terapeutas usam uma série de técnicas para atingir esses objetivos.
Fornecer Educação
Uma pessoa deprimida às vezes não tem consciência de que ela está sofrendo de uma doença mental para que o terapeuta comunique informações sobre o distúrbio, sua prevalência, sintomas e prognóstico. . Os terapeutas compartilham com o paciente que, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a depressão é um transtorno mental comum, com mais de 5% da população dos Estados Unidos preenchendo os critérios de depressão até a data de publicação do manual de 2000. Comunique ao paciente que a depressão que ela está experimentando é diferente de ter apenas o blues em que a depressão é a sensação predominante experimentada ao longo do dia. Os sintomas do transtorno depressivo maior incluem: falta de interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas, dificuldade de concentração e concentração, falta de energia, perda ou ganho de peso, distúrbios do sono e pensamentos de querer prejudicar a si mesmo ou aos outros. É importante explicar ao paciente que, com o tratamento, seu prognóstico é bom. Apenas um décimo das pessoas que sofrem de depressão permanecem deprimidas depois de dois anos.
Validar Sentimentos
Comunicar ao paciente que você entende como ele está se sentindo. Parafrase o que ele está dizendo, repetindo uma ou duas palavras-chave que resumem o conceito e que ele saiba que você entende. Diga algo como: “Parece que o último ano foi muito difícil para você. Qualquer um se sentiria deprimido passando pelo que você passou. "
Concentre-se no Presente
Pessoas deprimidas às vezes querem ruminar. Ofereça esperança e confiança de que seus problemas melhorarão com a continuidade da terapia. Esse encorajamento é Tente dizer: "Embora o ano passado tenha sido difícil, estou confiante de que você e eu trabalharemos juntos para ajudá-lo a se sentir melhor e seguir em frente com sua vida".
Solicite esclarecimentos
Pensamentos confusos são um sintoma de depressão, então o terapeuta trabalha para ajudar o paciente a declarar claramente o que ele está pensando. Fazer perguntas, parafrasear e resumir são técnicas de comunicação úteis para ajudar o paciente a obter clareza. Tente usar a frase: estou te entendendo direito ... "para ajudar o paciente a organizar seus pensamentos.
, , ] ]