Por mais que você queira proteger seu filho, seu escudo só pode chegar até aqui. Ele inevitavelmente ouvirá uma linguagem ruim, seja de seus amigos na escola, de assistir televisão ou simplesmente de acompanhá-lo em um recado dos correios. Ele também irá quase inevitavelmente experimentar algumas palavras vulgares em sua própria língua. Como você decide discipliná-lo por usar uma linguagem ruim depende principalmente de sua idade e seus valores pessoais.
Retenha o choque ou o riso. Seu choque inicial ao ouvir o seu filho usar uma palavra vulgar ou "linguagem potty" pode até se transformar em diversão. A revista on-line Parents encoraja os pais de crianças mais novas a controlarem suas respostas; uma resposta forte, como riso ou raiva, pode levar seu filho a continuar essa linguagem para evocar uma resposta atenta similar no futuro. De fato, se você ignorar o idioma, seu filho pequeno pode perceber que ele não é uma ferramenta eficiente para chamar a atenção, e ele pode parar de usá-lo completamente.
Defina expectativas claras de o início. Assim que seu filho começar a mostrar que sabe a diferença entre palavras neutras e “ruins”, discuta com ela que língua não será tolerada. Você pode categorizar palavras por nível de tolerância - aquelas que você não gosta, mas que "deslizar" (por exemplo, "burro") e palavras que nunca serão OK, como palavras racistas e sexistas - ou você pode simplesmente dar ao seu filho um lista de palavras que são totalmente inaceitáveis. Peça-lhe para chegar a todas as palavrões que possa pensar e codificá-las com a primeira letra, como a palavra “F” e a palavra “S”. Adicione um pouco o seu se achar que ela sabe mais e a lista dela não é longa o suficiente. Também se junte a encontrar alternativas contra palavrões como “atirar” e “fudge”, ou expletivos bobos como “boohockey!”
Siga o tempo todo com uma punição. Avise seu filho de consequências ruins antes que ele tente usar outro, e reforce essas consequências toda vez que ouvir uma linguagem ruim. Alguns pais são criativos com técnicas, como mandar seus filhos ao banheiro toda vez que usam palavras “bacanas”, mas uma criança mais velha pode responder melhor a privilégios perdidos, como um quarto subtraído do subsídio para cada ofensa. br>
Elogie seu filho por usar uma linguagem saudável. Ela será mais propensa a querer usar palavras mais construtivas se você elogiá-la quando ela as usar. Por exemplo, você pode dizer: “Adoro usar seu grande vocabulário para expressar sua raiva, em vez de preferir xingar.”
Pratique o que você prega. Seu filho pode ter ouvido uma linguagem ruim vindo de sua própria casa. Não espere que seus filhos usem palavras boas se você e seu parceiro tiverem problemas para conter suas próprias profanidades. Peça desculpas se você acidentalmente deixar uma palavra ruim escapar, para que seu filho não comece a assumir que o xingamento é "adulto".