Comunicação é, literalmente, tudo. Mas com e-mails e textos indo e voltando, todos nós podemos precisar de um curso de atualização em habilidades presenciais (e por telefone!). De acordo com o livro de Theresa Flormata-Ballesteros "Speech and Oral Communication", para efetivamente transmitir informações, idéias e atitudes, uma voz clara e falada é, acima de tudo. Também são fundamentais a boa pronúncia e a capacidade de transmitir adequadamente o seu significado. Depois, há habilidades de comunicação não-verbal, como postura e linguagem corporal, que também desempenham um papel importante.
O que deve ser sua voz falada?
Ao aperfeiçoar suas habilidades de falar em público, um nível de volume adequado é uma obrigação, mas é tão importante em uma conversa de um-em-um ou telefone. Flormata-Ballesteros sugere encontrar um nível de volume e volume adequado à situação. Se você está ao lado de alguém, é obviamente inadequado gritar para ser ouvido. Por outro lado, ao falar com um grande grupo de pessoas, você precisará elevar a voz alto o suficiente para que todos possam ouvi-lo. Mas há uma linha tênue: todos devem ser capazes de entender o que você está dizendo sem forçar os ouvidos sem ficar irritado porque você está falando muito alto. Você também vai querer evitar o tom monótono comum demais. Usar a entonação e tempo apropriados também ajuda a transmitir sua mensagem. Por exemplo, se você quer dar ênfase extra a uma palavra importante, você pode falar de forma mais lenta e enfática. Como falar de maneira mais assertiva. Dirige-se aos wallflowers: boa comunicação verbal requer a capacidade de ", 1],De fato, numerosos estudos identificaram uma correlação significativa entre assertividade e bem-estar psicológico, de modo que praticar essa habilidade pode ter um efeito positivo em sua autoconfiança e auto-estima. Felizmente, existem alguns truques para adicionar esse ingrediente secreto em suas conversas e apresentações. Tente usar "eu" declarações ao transmitir seus sentimentos ou opiniões para os outros. Isso ajuda você a soar menos acusatório e outras pessoas tendem a se ofender, principalmente se você estiver abordando tópicos delicados. Aprenda a dizer não para outras pessoas - e dizer isso. Você não tem que se virar se tiver que recusar alguém. Respostas curtas e concisas e explicações geralmente funcionam melhor, e você não vai aparecer como um pushover.
Como saber quando tomá-lo para baixo
Embora falar de forma mais assertiva seja necessário para algumas pessoas, outras podem precisa diminuir um pouco. Tente manter suas emoções sob controle - ficar muito zangado ou frustrado torna sua mensagem totalmente ineficaz. Para melhorar a comunicação excessivamente assertiva, comece reconhecendo que a violação da confiança de outras pessoas não é o caminho para obtê-la. Você pode se mostrar responsável e bem informado e ainda mostrar respeito pelos sentimentos e opiniões dos outros. Randy J. Paterson, PhD, autor de "O livro de trabalho de assertividade: como expressar suas idéias e defender-se no trabalho e nos relacionamentos", discute como "assertividade não é sobre construir um bom disfarce - é sobre como desenvolver a coragem para tirar o disfarce. ”Recorrer à condescendência, morder sarcasmo e insultos mascaram o desejo de controlar o comportamento dos outros, por isso aprender a soltar é o maior passo que você pode dar na direção certa. br>
Estar ciente da sua linguagem corporal pode ajudar suas comunicações orais a serem mais eficazes. Você pode emprestar às suas palavras mais autoridade segurando seu corpo de uma maneira relaxada, nem tensa e ameaçadora, nem pequena e covarde. Ao praticar essa postura relaxada, faça uma rápida varredura do seu corpo: onde você está segurando a tensão? Tome nota da sua postura. Permanecer com os braços cruzados ou afastar-se da outra pessoa pode parecer desapegado ou defensivo. Também não deixe de fazer contato visual apropriado. Se você desviar o olhar com frequência, poderá parecer distraído ou não envolvido na conversa. Não distraia sua mensagem torcendo as mãos ou fazendo gestos dramáticos. Independentemente do que você está dizendo, mexer e bater o pé corre o risco de parecer nervoso, dramático ou inseguro.