O desenvolvimento da linguagem envolve muito mais do que simplesmente pronunciar as palavras corretamente. De acordo com o site da KidsHealth, a linguagem é "todo o sistema de expressar e receber informações de uma maneira significativa". O desenvolvimento da linguagem em crianças é muito individual e cada criança progride à sua taxa. No entanto, o desenvolvimento normal segue um padrão típico.
Seu bebê de quatro anos de idade deve ter um vocabulário de cerca de 1.000 palavras, e ele pode usar adjetivos e advérbios com freqüência. Outras habilidades típicas da linguagem para essa idade incluem nomear objetos familiares em livros, ser capaz de repetir quatro dígitos quando contados lentamente e reconhecer algumas palavras simples à vista. Algumas crianças de 4 anos ainda podem ouvir e pronunciar mal algumas consoantes.
Marcando Marcos
Espere que seus 4 anos de idade comecem a seguir os comandos de três passos, nomeie quatro cores, conte até quatro, e entendam relacionamentos de tamanho como “grande” e “pequeno”. Crianças normalmente gostam de brincar com palavras e rimas nessa idade, mostram o domínio de algumas regras básicas de gramática e se comunicam em sentenças de até oito palavras. Seu filho de quatro anos de idade deve falar com clareza suficiente para que os estranhos entendam e deve mostrar compreensão dos conceitos de “mesmo” e “diferente”.
Tropeçar Blocos
Segundo o MedlinePlus, um serviço do National Institutos de Saúde, é normal que a gagueira ocorra em crianças de 3 a 4 anos, especialmente durante períodos de estresse ou excitação. A gagueira ocorre quando pensamentos e idéias vêm à mente mais rapidamente do que a criança pode expressá-los. Quando isso acontecer, dê ao seu filho toda a atenção quando ela estiver falando e evite comentar sobre a gagueira. Se fazer caretas, tiques ou autoconsciência severa acompanham a gagueira, ou se a gagueira durar mais de seis meses, considere fazer com que um fonoaudiólogo avalie seu filho.
Linguagem versus discurso
Entendendo as diferenças de linguagem e o discurso pode ajudá-lo a monitorar melhor o desenvolvimento de linguagem do bebê. A linguagem é muito mais ampla que a fala. A linguagem inclui o uso da comunicação verbal, não verbal e escrita para entender e ser compreendido. Fala refere-se apenas à expressão verbal da linguagem. Seu filho pode ter um problema de linguagem, como dificuldade seguindo as instruções, mas conseguir articular as palavras corretamente. Por outro lado, o discurso de seu filho pode ser difícil de entender, mas ele pode expressar pensamentos e idéias usando palavras e frases. Os problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem muitas vezes se sobrepõem.
Reconhecendo as dificuldades na Internet Embora as crianças desenvolvam habilidades de linguagem em taxas diferentes, o não cumprimento de certos marcos pode indicar atraso no desenvolvimento. Para crianças de 4 anos de idade, incluem-se a não utilização de frases com mais de três palavras, não usando os pronomes “você” e “eu” no contexto adequado, e incapacidade de dar nome e sobrenome. Outras causas de preocupação incluem não usar o pretérito e o plural adequadamente ao falar, não falar sobre atividades e experiências diárias e dificuldade em compreender instruções em duas partes, como “Pegue seu livro e coloque-o na prateleira”. , , ] ]