Comunicação saudável e assertiva é a pedra angular de um casamento bem-sucedido. Às vezes a comunicação é mais fácil para os casais nos estágios iniciais do casamento, e eles acham que devem ser mais intencionais sobre a comunicação eficaz com o passar do tempo. Independentemente de quanto tempo você e seu cônjuge foram casados, você pode fazer um esforço para desenvolver bons hábitos que irão servir bem o seu relacionamento.
Faça as suas expectativas claras
Apesar de que seria bom se o seu cônjuge automaticamente sabia o que você estava pensando, ele não pode ler sua mente. Desenvolva o hábito de articular suas expectativas, desejos e necessidades e ouvir seu cônjuge quando ele articular o dele. Isso pode ajudar a reduzir o mal-entendido e o ressentimento.
Declarações "I" Práticas
Use as declarações "I" para transformar uma crítica em uma declaração de como você se sente. Por exemplo, em vez de dizer: "Você sempre dirige rápido demais", diz: "Eu me sinto ansioso quando você dirige rápido porque me preocupo se você pode sofrer um acidente". O Austin Community College afirma que o formato das declarações "eu" é Quando você discorda de seu cônjuge, você pode usá-las a qualquer momento para expressar seus sentimentos e ajudá-los a evitar que se tornem defensivos.
Ouvir ativamente
David e Amy Olson, especialistas em aconselhamento pré-marital, descrevem a “escuta ativa” como ouvindo a outra pessoa e, em seguida, repetindo verbalmente o que você ouviu em suas próprias palavras para se certificar de que compreende. Com a escuta ativa, você pode usar frases como “Parece que…” ou “Eu ouvi você dizer…” Se você e seu cônjuge praticam a escuta ativa, você pode garantir uma comunicação clara e possivelmente evitar alguns mal-entendidos. Atenção à Comunicação Não-Verbal -
O Guia de Ajuda relata que as dicas não-verbais, como gestos, expressão facial, toque, contato visual e tom, desempenham um papel enorme em sua comunicação diária. Preste atenção às suas próprias dicas não-verbais e o que elas podem estar transmitindo ao seu cônjuge. Observe suas pistas não-verbais de mensagens contraditórias e aponte-as para esclarecimento, se necessário. Para casais casados, o toque é uma forma potente de comunicação não-verbal. Les e Leslie Parrott sugerem que a afeição física conjugal pode diminuir, por isso os casais devem fazer um esforço intencional para afetuosamente tocar.
Aprender a lutar bem
Qualquer casal sabe que as divergências são inevitáveis. A navegação no conflito permite que você e seu cônjuge fortaleçam sua comunicação, para que sirvam ao seu casamento aprendendo a lutar de maneira justa e correta. Les e Leslie Parrott afirmam que você deve definir claramente o problema, expressar seus sentimentos diretamente e evitar insultos e críticas. Quando seus ânimos se levantarem, concordem em dar uma pausa na conversa e revisitem o assunto quando ambos estiverem calmos.
Defina um tempo diário para ficar - David e Amy Olson sugerem reservar pelo menos cinco minutos por dia para "diálogo significativo" com o seu cônjuge. Durante esse tempo, discuta seus sentimentos um pelo outro, sua vida juntos e seu casamento. Muitas vezes, um casal se habitua a discutir tudo, menos o casamento. Uma discussão diária e focada pode ajudar você e seu cônjuge a celebrar as coisas boas do seu casamento e enfrentar problemas recorrentes, permitindo que seu casamento prospere.
, , ] ]