Desenvolvimento cerebral
Além do impacto no crescimento físico e no desenvolvimento, o toque também estimula o desenvolvimento do cérebro de uma criança. Isso tem um impacto em tudo, desde o comportamento de curto prazo até o desenvolvimento mental e emocional de longo prazo. Os bebês que recebem muito sono tocante melhor à noite e são menos exigentes durante o dia, de acordo com o pediatra Dr. William Sears. Crianças que não são tocadas o suficiente têm níveis mais altos do cortisol, o hormônio do estresse, que pode realmente danificar o tecido cerebral no hipocampo, a parte do cérebro envolvida com a memória e a aprendizagem.
De acordo com um artigo na edição de maio de 2010 da "Scientific American", os bebês que são tocados frequentemente começam a reconhecer sua mãe e seu pai mais cedo, facilitando o processo de ligação. Uma criança com um vínculo forte com seus cuidadores geralmente desenvolve melhor autoconfiança e é mais capaz de se relacionar com outras pessoas como adolescente e adulto.
Considerações
Ofereça ao seu filho um toque de muitas maneiras diferentes, desde afago a massagens do bebê. Siga as dicas do seu filho; ofereça abraços ou outras formas de contato sempre que seu filho lhes pedir ou parecer precisar de conforto. Alguns bebês e crianças são mais sensíveis ao toque do que outros e podem facilmente ficar super estimulados. Se o seu filho ficar chateado quando estiver aconchegado, ofereça toques suaves e leves e, gradualmente, acostume-se ao afeto físico. Crianças que têm necessidades especiais podem requerer ainda mais contato do que outras crianças, por isso, dar massagens e aconchegos regulares pode ajudar os pais a se tornarem mais conscientes das necessidades específicas de seus filhos.