O cérebro humano sofre um crescimento rápido durante os dois primeiros anos de vida. A pesquisa em neurociência feita na Universidade de Washington mostra que, com a idade de dois anos, o cérebro tem cerca de 80% do tamanho do cérebro de um adulto. Existem muitos fatores que podem afetar o crescimento e o desenvolvimento do cérebro, e a nutrição é um dos fatores-chave. O cérebro humano é composto por cerca de 100 bilhões de neurônios, de acordo com o Departamento de Neurociência. da Universidade de Washington. Cada neurônio tem um axônio e um dendrito, que ajudam a enviar e receber informações por todo o corpo. A velocidade com que a informação pode ser enviada é amplamente afetada pela mielina. A mielina é uma substância espessa feita de gordura que isola os axônios e dendritos do neurônio. Esse isolamento das fibras nervosas permite que as informações sejam enviadas e recebidas pelo cérebro a um ritmo muito mais rápido. A mielinização, ou a formação de mielina, começa no nascimento e continua rapidamente durante os dois primeiros anos de vida. Nutrição e crescimento cerebral A nutrição inadequada afeta o crescimento do corpo inteiro de uma criança, incluindo o crescimento de seu cérebro. Uma criança que não recebe calorias e proteínas adequadas terá um cérebro menor e uma diminuição da mielinização, o que pode resultar em déficits comportamentais e cognitivos. Como a mielina é produzida a partir de gordura, bebês e crianças pequenas até os dois anos de idade necessitam de quantidades aumentadas de gordura dietética para apoiar a mielinização rápida que ocorre em seus cérebros. A Zero to Three Foundation recomenda que até 50% do total de calorias deve vir de gordura desde o nascimento até os dois anos de idade.
Fontes de Gordura
Para crianças entre 1 e 2 anos de idade, mama leite e leite de vaca integral são excelentes fontes de gordura dietética. A Fundação Nemours recomenda dar seu filho 16 a 24 oz. de leite integral diariamente para fornecer quantidades adequadas de gordura. de leite por dia pode resultar em seu filho estar muito cheio para comer outros alimentos que são ricos em outros nutrientes importantes. Outras fontes alimentares nutritivas de gordura para o seu filho incluem iogurte e queijo.
Dicas de refeições e lanches
Lembre-se que crianças têm pequenos estômagos, então eles precisam comer pequenas quantidades de alimentos com freqüência ao longo do dia. Ofereça leite com as refeições para garantir que seu filho tenha muitas oportunidades de obter a gordura necessária para o desenvolvimento do cérebro. Se seu filho estiver mais interessado em comida na hora da refeição, tente oferecer leite como um lanche cerca de 1 a 2 horas antes de uma refeição. Lembre-se de que o seu filho pode levar algum tempo para se acostumar com o sabor do leite de vaca integral ao fazer a transição da fórmula ou do leite materno. Para ajudar na transição, você pode misturar o leite de vaca à fórmula ou ao leite materno, aumentando lentamente a quantidade de leite de vaca.