A síndrome de Down é um distúrbio genético comumente resultando em aprendizado mais lento, comportamento impulsivo e pouca atenção. As atividades musicais podem ser benéficas para os alunos com síndrome de Down, porque esses alunos aprendem melhor com aulas que são repetitivas e envolventes. A música é divertida para a maioria das pessoas e ajudará a criança a prestar atenção, porque é como um jogo. Os ritmos e a repetitividade da música ajudarão um aluno com síndrome de Down a lembrar-se de algo mais fácil do que simplesmente contar a ele. A patologista fonoaudiologista Rachel Arntson diz que a música estimula todo o cérebro, tornando-se uma excelente ferramenta de aprendizagem para crianças com síndrome de Down.
Espelho Músicas
Crianças com Síndrome de Down costumam esticar a língua quando falam, "to lack of muscle control.", 3, [[Sente-se com o aluno na frente de um espelho e toque uma música divertida que o aluno goste. Cante com o aluno enquanto você está olhando para o espelho. A aluna verá sua própria língua e poderá tentar modelar como você usa sua língua ao cantar.
Algumas das primeiras coisas que todas as crianças aprendem em seus anos pré-escolares são o alfabeto, como contar , seu endereço e número de telefone. Uma das maneiras mais fáceis para crianças pequenas e crianças com síndrome de Down de todas as idades lembrar essas sequências de informações é colocá-las em uma música. Você pode usar músicas pré-criadas para o alfabeto ou contar, ou você pode criar uma música simples e cativante. Você pode fazer este trabalho para qualquer idade ou nível de desenvolvimento do aluno e para qualquer informação ou instruções simples que precisam ser lembradas. Um bônus adicional é que a maioria das crianças com síndrome de Down acha música motivadora, de acordo com a Metro Music Therapy Inc., para que os alunos prestem mais atenção e fiquem animados em repetir suas músicas e, portanto, aprenderão as informações facilmente em muitos casos. Movimento
Incorpore música com movimento para estimular habilidades motoras, de coordenação ocular e cognitivas. As crianças com síndrome de Down têm um alto risco de obesidade, de acordo com o Kennedy Krieger Institute, e geralmente estão muito mais interessadas em música do que em movimento. Incorporando os dois é uma ótima maneira de obter um aluno com síndrome de Down em movimento. Atividades simples podem incluir dançar uma música ou ter uma bola pegar música. Habilidades cognitivas podem ser aumentadas jogando a bola na música. "Stop the music periodically.", 3, [[Cada vez que a música é interrompida, o aluno deve praticar uma habilidade que está sendo trabalhada atualmente. Por exemplo, se você está trabalhando em rimas com o aluno, cada vez que a música é interrompida, o aluno pode dizer uma palavra que rima com "gato".