casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Déficits de Memória a Curto Prazo em Crianças

Crianças em idade escolar são frequentemente apresentadas com uma grande quantidade de novas informações diariamente, de acordo com o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ensino e aprendizagem. Em muitos casos, uma memória eficiente pode ser fundamental para o desenvolvimento e o sucesso acadêmico e social de uma criança. Crianças com déficits de memória de curto prazo podem ter dificuldades com orientações e resolução de problemas nos ambientes escolares e domésticos.

O Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem observa que crianças com déficits de memória de curto prazo geralmente têm problemas para lembrar informações dadas durante as aulas, leitura ou resolução de problemas. Uma criança pode ter uma compreensão satisfatória do que vê ou ouve, mas pode rapidamente esquecer as informações ou instruções, deixando-o incapaz de completar com sucesso as tarefas. No ambiente doméstico, uma criança pode esquecer direções ou avisos, e ele também pode ter dificuldade em lembrar os passos das rotinas, como organizar seus pertences ou completar o dever de casa.

Considerações

Déficits de memória de curto prazo podem estar relacionados para uma variedade de distúrbios de aprendizagem de deficiência, de acordo com o Centro Nacional de Deficiências de Aprendizagem. Distúrbios do processamento visual e auditivo podem se apresentar como déficits de memória de curto prazo. Uma criança pode ter dificuldade específica em lembrar o que ela vê ou ouve. Além disso, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode contribuir para problemas de memória de curto prazo, já que a criança pode ter dificuldade em se concentrar em material ou direções, fazendo com que ela esqueça informações.

Conceitos errados

O Centro Nacional de Aprendizagem Deficiências sugerem que muitos professores ou pais podem interpretar mal os sinais de déficits de memória de curto prazo. Os adultos podem assumir que uma criança está propositalmente ignorando as direções ou simplesmente aprendendo lentamente. Sem uma avaliação adequada, esses conceitos errôneos podem levar a um mau desempenho acadêmico e até mesmo a problemas de comportamento na escola ou em casa.

Prevenção /Solução

O Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem observa que há uma grande variedade de estratégias. e ferramentas que as crianças podem usar para ajudar com déficits de memória de curto prazo. O professor deve ser incentivado a apresentar material em formatos visuais e falados, e as crianças devem repetir as informações em voz alta. Estratégias ativas de leitura, como destacar e sublinhar palavras-chave ou conceitos, também podem ajudar as crianças a lembrar informações críticas. Durante a instrução de matemática, os alunos devem ser solicitados a escrever todas as etapas e evitar o cálculo mental.

Insights de especialistas -

Fontes do Centro Nacional de Deficiências de Aprendizagem estimulam professores e pais a se comunicarem com relação a um aluno. progresso. Se uma criança parece estar lutando com atenção ou memória de curto prazo, e as intervenções de apoio não são bem-sucedidas, pode ser necessário solicitar uma avaliação para descartar uma possível incapacidade de aprendizado. Ao monitorar o progresso da criança e perceber quaisquer melhorias ou problemas contínuos, os pais e professores podem assegurar uma intervenção e apoio precoces.