Se você já sentiu o desejo de servir uma grande taça de vinho cerca de uma semana após o seu período, há uma explicação científica perfeitamente lógica: de acordo com um novo estudo da Universidade de Illinois em Chicago, o cérebro das mulheres anseia por álcool quando os níveis de estrogênio estão elevados.
"Quando os níveis de estrogênio são mais elevados, o álcool é muito mais gratificante", Amy Lasek, Ph.D., principal autor do estudo e professor assistente de psiquiatria na Universidade de Illinois em Chicago College of Medicine, disse em um comunicado no site da universidade.
"As mulheres podem ser mais vulneráveis aos efeitos do álcool ou mais propensos a overindulge durante certas fases do seu ciclo, quando os níveis de estrogênio são mais altos ou podem ser mais é provável que procurem o álcool durante esses estágios. ”
Pesquisadores usaram naturalmente camundongos fêmeas ciclando passando por seus ciclos de estro (o equivalente do rato de um ciclo menstrual) como seus sujeitos para examinar a relação entre estrogênio, álcool e d área tegmentar ventral (VTA), o “centro de recompensa” do cérebro.
Basicamente, quando algo desencadeia essa área do cérebro, os neurônios disparam mais rapidamente. Lasek usa o exemplo do chocolate porque, bem, quem não ama chocolate? Quando você come chocolate, seu cérebro sabe que está encontrando algo bom e esses neurônios começam a sair, enviando uma mensagem de que o chocolate é incrível. Com o tempo, os neurônios da VTA ficam mais animados com a visão e até mesmo com o pensamento do chocolate - o que traz esses desejos de chocolate que simplesmente não param.
Pesquisadores descobriram que os neurônios em suas fêmeas dispararam mais rapidamente quando expostos ao álcool quando seus níveis de estrogênio estavam no máximo. Isso ocorre por volta do dia 12 do ciclo (cerca de uma semana após a menstruação) e, em menor grau, por volta do dia 20 a 22 (cerca de uma semana antes da menstruação). Assim, os ratos estavam mais excitados com álcool quando seus hormônios femininos estavam em fúria. Embora esses achados possam ajudar a explicar certos desejos das mulheres durante os diferentes períodos do mês, eles também apoiam o que a pesquisa de 2011 encontrou: em distúrbios psiquiátricos, como alcoolismo e dependência de drogas, provavelmente influenciados pelo hormônio sexual feminino estrogênio. Sim, parece que as mulheres podem ser mais vulneráveis ao vício do que os homens.
“Já sabemos que o consumo excessivo de álcool pode levar a mudanças duradouras no cérebro e, nas mulheres, essas mudanças podem ser mais rápidas e significativas devido à interação que vemos entre o álcool, a VTA e o estrogênio ”, disse Lasek.
“ A bebedeira pode aumentar o risco de desenvolver alcoolismo, então as mulheres precisam ter cuidado com a quantidade de álcool que bebem. Eles devem estar cientes de que às vezes podem, inadvertidamente, consumir mais álcool porque a área do cérebro envolvida na recompensa do álcool está respondendo com muita força. ”Enquanto esta nova pesquisa é um pouco sacudida, lembre-se que quando se trata de beber, moderação é a chave. O vício não é o único problema ligado ao álcool - muitos vinhos são produzidos com excesso de pesticidas, por isso escolha sempre a opção orgânica!
, , ] ]