casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como Curioso Pode Melhorar Sua Vida

A curiosidade mantém você envolvido com o mundo e aberto para aprender coisas novas, ativando a mesma região do cérebro onde residem sentimentos de bem-estar e centro de recompensas. Por muito tempo pensou-se que as conexões no cérebro se fixaram com a idade. No entanto, sabemos agora que o cérebro é capaz de continuar crescendo e mudando com o aprendizado (essa habilidade é chamada de neuralplasticidade), e é aí que a curiosidade é fundamental.

Mesmo que você não se considere naturalmente curioso Há maneiras de cultivar ativamente a curiosidade por uma mente feliz e saudável. Quatro especialistas diferentes, de neurologistas a psicólogos, compartilham suas percepções e dicas práticas.

Wonderment remove barreiras

“É muito melhor se perguntar por que você faz o que você faz do que se preocupar por que você faz o que você faz. ", diz Joseph Shrand, MD, professor de psiquiatria da Harvard Medical School. "Wondering remove as barreiras enquanto a preocupação as cria." Ele acrescenta: "A preocupação aumenta o cortisol, o hormônio do estresse, que interfere com todo tipo de coisas", como elevar a pressão arterial e aumentar o risco de diabetes tipo 2 e ataques cardíacos.

Quer saber como se perguntar? Pense no que as crianças fazem: pergunte por quê. Na verdade, pergunte por que pelo menos cinco vezes e você está pronto para abrir sua mente, mesmo que comece com algo aparentemente mundano.

Por exemplo, se você fosse viajar na calçada, perguntasse por que cinco vezes e você pode perceber que é porque: 1) você estava olhando para um avião no céu; 2) que fez você perder a fenda na calçada; 3) que foi causado pelas raízes crescidas de uma árvore próxima; 4) e você se pergunta quem está encarregado de tais coisas; 5) que faz você olhar para o que os arboristas e os urbanistas fazem com os seus impostos.

Curiosidades estimulam a aprendizagem

Aprender sobre uma variedade de coisas novas inspira curiosidade, mas a curiosidade também estimula a aprendizagem. Um estudo recente da UC Davis sugere que o aprendizado acontece melhor quando as pessoas estão interessadas, o que não é uma surpresa - mas há uma reviravolta. Quando as pessoas estavam em um estado de alta curiosidade, elas eram significativamente mais propensas a lembrar o que estavam aprendendo.

Despertar e satisfazer a curiosidade estimulou os centros de recompensa no cérebro e levou a conexões entre o centro de recompensa e o hipocampo (um cérebro região importante para a formação de novas memórias). A atividade cerebral foi medida por ressonância magnética funcional.

Surpreendentemente, as pessoas também foram mais propensas a lembrar informações não relacionadas incidentais apresentadas durante o mesmo tempo, sugerindo que colocar o cérebro em um curioso estado de espírito otimiza o aprendizado em geral. Tente ouvir e seguir impulsos para aprender mais sobre um tópico, porque isso pode ser apenas o centro de recompensa do cérebro ansioso por uma correção de conhecimento.

Curiosidades te tornam mais inteligente - de acordo com o neurocientista Lee von Kraus, Ph. .D., Estar exposto a novos estímulos aumenta a capacidade do seu cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais. Essa habilidade é chamada de neuroplasticidade, que permite aos neurônios compensar a lesão e responder melhor a novas situações ou mudanças no ambiente. Essencialmente, quanto mais conexões neurais você tem, mais inteligente você é.

Kraus é um dos fundadores da Halo Neuroscience, uma empresa que cria tecnologia de estimulação cerebral. Em sua pesquisa, Kraus descobriu que se ele coloca um rato em uma gaiola com muitos brinquedos coloridos que são novos para o rato, a neuroplasticidade do cérebro do rato vai aumentar em comparação com um rato sentado em um ambiente chato.

Então, como isso se traduz em um cérebro humano? Quanto mais você se expõe a novos estímulos, como explorar novos locais ou assumir um novo passatempo, mais seu cérebro se reconfigura para formar novos caminhos neurais.

Por ser curioso como um adulto, você é essencialmente colocando-se na gaiola com todos os brinquedos coloridos. Mesmo se você está sentado no mesmo ambiente ou "gaiola" com outras pessoas, o não-curioso entre o grupo não vai notar os "brinquedos" ao seu redor, mas os curiosos vão.

Dr. Kraus diz que você não precisa fazer uma viagem ao redor do mundo para aumentar sua neuroplasticidade. Você pode criar novos caminhos neurais fazendo mudanças simples em sua rotina diária, como escolher uma rota alternativa para o trabalho e perceber as diferenças.

Mantém sua mente aberta

O cérebro adulto procura ordem e pode chegar para rótulos para compartimentar informações ou "colocar coisas em uma caixa". Greg Kushnick, Pys.D., psicólogo e blogger em techealthiest.com de Nova York, um guia prático para saúde e felicidade, recomenda que lutemos contra essa tendência.

“Quando algo novo é apresentado, tente treine sua mente para evitar rotulagem. Em vez disso, procure o que você pode aprender com as novas informações ", diz Kushnick." Autorize-se a ser aluno de algo que você ainda não entendeu. Não diz nada sobre você que você não tem informações sobre um novo tópico. ”

Uma maneira simples de colocar isso em prática é assistir a um documentário com a mente aberta, não permitindo categorizar as novas informações até que elas tenham terminado.

seus relacionamentos melhoram

Apreciando um ponto de vista diferente não significa concordar com ele, mas significa estar aberto a ele. “Uma maneira de praticar a curiosidade é valorizar diferenças de opinião. Ouça o melhor em alguém mesmo quando você discordar ”, diz Kushnick. “A curiosidade promove flexibilidade mental, simpatia e longevidade.”

Kushnick compartilha que quando ele trabalhava como psicólogo em um lar de idosos com pessoas em seus 90 anos, aqueles que demonstravam curiosidade e sede de aprender sobre as pessoas tinham mentes que mostrou mais resistência ao processo de envelhecimento. “Eles não eram defensivos quando se tratava de diferenças de opinião. Em vez disso, eles demonstraram respeito e curiosidade ", diz Kushnick." Eles adoraram a proximidade e o vínculo que acompanham a troca de ideias e o debatimento de tópicos. "Suas habilidades de liderança melhoram o conhecimento

Às vezes, aprender a praticar a curiosidade começa com estar ciente das barreiras que você coloca em seu próprio caminho. Alguns dos líderes empresariais mais bem treinados do país aprendem a curiosidade como uma habilidade central de liderança apenas para esse propósito; eles são ensinados a praticar a consciência sem julgamento de suas experiências. Os estudantes da Stanford Business School começam o treinamento de curiosidade desde a primeira semana, de acordo com Leah Weiss Ekstrom, Ph.D., MSW, professora de comportamento organizacional, Stanford Graduate School of Business e autora de “Heart at Work”, da HarperCollins Publishers. .

“A curiosidade é o que leva a fortes relações profissionais (querer conhecer os outros), uma sólida ética de trabalho (querer aprofundar-se) e autoconsciência (querer saber mais sobre o que atrapalha nosso curiosidade) ”, diz Ekstrom.

Dr. Ekstrom aconselha as pessoas a perceberem quando estão julgando, o que é um sinal que elas assumem que sabem e que não são curiosas. Saiba que sempre há mais para saber. Quando você perceber que está julgando outra pessoa, pare e tente entendê-la e a sua história e circunstâncias. E depois faça perguntas.

O que você acha?

Qual é o desafio de praticar a curiosidade por você? Isso vem naturalmente, ou você precisa trabalhar nisso? Você acha que vale a pena o esforço? Se sim, como você cultivará a curiosidade hoje?

, , ] ]