Os cérebros dos bebês são impressionáveis durante os primeiros anos de vida. De acordo com Zero to Three, um site do Centro Nacional para Bebês, Crianças e Famílias, essa plasticidade é uma faca de dois gumes. Se um bebê recebe tudo o que precisa, ele tem uma chance maior de viver de acordo com seu potencial, mas bebês que sentem falta de elementos-chave ou experiências podem levar esses déficits à idade adulta.
Genética
Uma das principais formas que os pais contribuem para o desenvolvimento do cérebro é através de sua genética. O cérebro do seu bebê começa a se desenvolver apenas algumas semanas após a concepção. Os primeiros estágios de crescimento são determinados pelos genes que ambos os pais contribuem. De acordo com Zero to Three, os genes fornecem o mapa da fiação do cérebro. O DNA dá ao potencial intelectual da criança e pode determinar a rapidez com que o cérebro processa e sintetiza informações. Mas os genes não são o único fator no desenvolvimento cognitivo.
Nutrição
A nutrição é o combustível para um cérebro em crescimento. De acordo com os Primeiros Passos, um site da Fundação Rochester para a Prontidão do Jardim de Infância, o cérebro de um bebê começa a se desenvolver apenas algumas semanas após a concepção, de modo que o combustível inicial vem do que a mãe come. Nutrição para o desenvolvimento do cérebro começa no início da gravidez. De acordo com os Primeiros Passos, seu bebê produz entre 50.000 e 100.000 novas células cerebrais a cada segundo entre a quinta e a vigésima semana de vida. Quando a mãe não come direito, o bebê sofre. Após o nascimento, o cérebro continua a crescer e se desenvolver. A melhor comida é o leite materno. Mas para algumas mulheres, a amamentação não é possível. Certifique-se de que você bebê recebe a fórmula certa. Contacte o seu pediatra se o seu bebé recusar leite ou deixar de ganhar peso.
Segurança
Um bebé que se sinta seguro e protegido está livre para desenvolver o seu maior potencial. De acordo com Askdrsears.com, quando um bebê sente estresse, seu cérebro cria adrenalina e o cortisol químico. Altos níveis desses hormônios impedem que os nervos formem conexões e podem danificar os pontos de conexão neurais. Para ajudar seu bebê a desenvolver todo o seu potencial, mantenha seu ambiente o mais livre de estresse possível. Não deixe ele chorar por longos períodos. Tente criar um cronograma para que ele saiba o que esperar com a maior frequência possível. Segure e conforte seu bebê com frequência para aumentar sua sensação de segurança.
Enriquecimento
Seu bebê faz conexões neurais ao usar seu cérebro. Então, fornecer a ela uma série de experiências positivas a ajuda a formar essas conexões. A boa notícia é que isso não exige muitos gadgets nem habilidades altamente técnicas para ensinar seu bebê. A Universidade da Geórgia sugere que você simplesmente passe algum tempo conversando e brincando com seu bebê. Exponha seu bebê a uma variedade de texturas através de brinquedos e cobertores. Faça sons com brinquedos e objetos ao redor da casa, como xícaras. Diga ao seu bebê o que você está fazendo durante o dia. Enquanto lavava roupa, você poderia dizer: “Veja, aqui está o seu vestido. É rosa com uma flor amarela. "Mais importante: constantemente lembrar a ela que ela é amada.