Famílias grandes trazem benefícios para as crianças, assim como para os pais. A arte do compromisso, a capacidade de compartilhar uns com os outros e a autoconfiança estão entre alguns dos traços que as crianças de famílias numerosas possuem. Famílias grandes são tão amorosas e coesas quanto os pais as fazem, de acordo com Vivian Diller, Ph.D., uma psicóloga de New York City no artigo "Psychology Today", "Os benefícios e desvantagens de famílias grandes versus pequenas". Os efeitos colaterais incluem: Geralmente, há mais competição em famílias maiores, pois os irmãos querem sua própria parcela de atenção dos pais. A capacidade de se dar bem e amar um ao outro em uma idade precoce é considerada por muitas mães de vários filhos como um efeito colateral positivo de famílias maiores, de acordo com o artigo "Tamanho da família na América: as famílias grandes estão de volta?" publicado no site do Baby Center. Uma vez que há sempre alguém para brincar, ter irmãos aumenta a capacidade de fazer amigos, demonstrar empatia e aceitar a responsabilidade, diz o Baby Center.
Dê um para a equipe
Crianças de famílias numerosas geralmente reconhecem o especial lugar que eles têm dentro de suas famílias. À medida que aprendem a trabalhar juntos como uma equipe, a capacidade de fazer sua parte é fortalecida, de acordo com o artigo "Maior e Melhor", de Katherine Schlaerth, professora associada emérito da Faculdade de Medicina da USC e médica em exercício. "on the Los Angeles Times website.", 3, [[Essas crianças percebem que fazer parte de uma família maior requer que todos façam sua parte; pular fora em suas tarefas ou responsabilidades pode ter um efeito cascata e perturbar a ninhada.
Hand-Me-Downs
Geralmente, as pessoas pensam que eles devem ter famílias menores para manter os custos baixos. Famílias maiores tendem a usar menos, segundo Schlaerth. Utilitários como eletricidade e calor não aumentarão da mesma maneira que sua conta de supermercado. A roupa pode ser passada de criança para criança até que se acabe. Famílias maiores podem gastar menos em atividades e entretenimento criando sua própria diversão. Por exemplo, a noite do jogo pode ser dividida em equipes ou um dia no parque pode consistir em corridas de saque ou competições de vôo de papagaio.
Siblings for Life:
Nem toda criança de uma família grande vai ter uma experiência positiva ou sentir que suas necessidades foram atendidas. Em famílias grandes com conexões saudáveis, os irmãos se unem e podem tornar-se amigos para toda a vida. Como adultos, eles estão lá para apoiar um ao outro; geralmente há uma lealdade e confiança que permanece forte durante os altos e baixos da vida, de acordo com Schlaerth. Os irmãos ajudar-se-ão mutuamente com tudo, desde cuidar dos pais até a idade adulta até ajudarem-se mutuamente no cuidado das crianças. Eventos familiares ampliados têm o potencial de aumentar ainda mais esses títulos.