Criar uma criança com problemas mentais requer força e flexibilidade emocional. A criança tem necessidades especiais, além das necessidades regulares de todas as crianças, e os pais podem se sentir sobrecarregados por várias responsabilidades médicas, de cuidado e educacionais. Se as necessidades especiais da criança são mínimas ou complexas, os pais são inevitavelmente afetados. O apoio da família, dos amigos, da comunidade ou dos cuidadores pagos é fundamental para manter o equilíbrio em casa.
Problemas emocionais
Os pais de crianças com problemas mentais comumente experimentam uma gama de emoções ao longo dos anos. Eles muitas vezes lutam com culpa. Um ou ambos os pais podem sentir que, de alguma forma, causaram a deficiência da criança, seja por genética, uso de álcool, estresse ou outras razões lógicas ou ilógicas. Essa culpa pode prejudicar a saúde emocional dos pais, se não for tratada. Alguns pais lutam contra o "porquê" e experimentam uma crise espiritual ou culpam o outro progenitor. A maioria dos pais tem aspirações por seus filhos desde o nascimento e pode sofrer um grave desapontamento por não ser presidente, médico, ator ou o que quer que tenha em mente. Esses pais devem lidar com a "morte" da criança perfeita que existia em suas mentes e aprender a amar e aceitar o filho que eles têm. Ocasionalmente, os pais sentem-se constrangidos ou envergonhados de que seu filho seja deficiente mental.
Exaustão física e estresse
A exaustão física pode prejudicar os pais de uma criança com problemas mentais. O grau disso é geralmente relativo à quantidade de cuidados necessários. A alimentação, o banho, a movimentação, a roupa e a troca de roupa de uma criança são muito mais fáceis fisicamente do que as mesmas tarefas para alguém que pesa 80 quilos. A criança pode ter mais consultas médicas e de cuidados de saúde do que uma criança típica e pode necessitar de acompanhamento médico atento. Ele também pode precisar ser vigiado para evitar danos pessoais inadvertidos, como cair escadas ou andar na rua. Essas responsabilidades adicionais podem causar danos físicos aos pais, levando à exaustão. A Academia Americana de Médicos de Família relata que essas questões podem causar estresse significativo do cuidador.
Problemas Relacionados à Escola
O pai de uma criança com deficiências de desenvolvimento pode ter que lidar com questões complexas relacionadas à educação. Ou uma educação privada deve ser procurada, ou uma educação pública adequada deve estar disponível. Os pais muitas vezes têm que advogar por seu filho para receber uma experiência educacional de qualidade que irá enriquecê-la. Isso geralmente requer um contato parental próximo com o sistema escolar. O pai deve monitorar as interações da criança com os outros para garantir que ela não está sendo intimidada. Transporte de e para a escola pode exigir um ônibus ou van especializado, e as crianças com deficiências graves podem precisar de ser educado em casa.
Preocupações financeiras
Criar uma criança com um desafio mental pode ser mais caro do que criar uma criança típica. Essas despesas podem advir de equipamentos e suprimentos médicos, assistência médica, despesas de assistência médica, educação particular, aulas particulares, equipamentos de aprendizado adaptativo ou transporte especializado. O cuidado da criança pode durar uma vida inteira, em vez de 18 anos. Os pais podem ter que separar dinheiro em um fundo fiduciário para o cuidado da criança quando eles morrem.