casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como explicar a puberdade para crianças

Explicar a puberdade ao seu filho pode ser intimidante e assustador. Provavelmente parece que seu filho era apenas um bebê e agora é hora de conversar com ela sobre a mudança de seu corpo. Idealmente, você deve começar a discutir as mudanças futuras antes de entrar na puberdade. Em ambos os casos, nunca é tarde demais para abrir a discussão. Prepare-se antes do tempo lendo livros sobre o assunto e conversando com amigos com crianças mais velhas para antecipar quaisquer perguntas que ela possa fazer.

Explique que a puberdade acontece com todos. Seu filho pode se sentir confuso ou envergonhado quando você abordar o assunto do corpo dele mudando. Isso é normal e natural. Seja direto em suas explicações e garanta ao seu filho que não há problema em se sentir desconfortável falando sobre o assunto. Diga a seu filho que os corpos das meninas mudam depois dos 8 anos e os meninos mudam depois dos 10 anos. Deixe seu filho saber que todas as crianças começam a puberdade em uma idade diferente e é por isso que algumas crianças se parecem com adultos quando as outras crianças A idade ainda se parece com crianças pequenas, explica KidsHealth.

Conte a ela sobre as próximas mudanças em seu corpo. Se isso facilitar para você, use um livro escrito para sua idade e nível de maturidade e leia o livro juntos. Se ela ainda não tiver desenvolvido botões mamários, explique que os botões logo aparecerão e podem ser sensíveis no início. Prepare-a para o surgimento de pêlos pubianos e cabelos crescendo mais rápido em suas pernas e debaixo dos braços. Explique o processo da menstruação e assegure-a de que a menstruação não é nada a temer. Seja alegre quando você diz a ela que seus ciclos menstruais aparecem significando que ela poderá algum dia ser uma mãe.

Detalhe as mudanças físicas iminentes que seu filho está prestes a experimentar. Tal como acontece com uma menina, use um livro, se isso torna a conversa menos embaraçosa. Comece falando sobre o crescimento do cabelo. Diga-lhe que seus pêlos púbicos e corporais vão crescer à medida que ele entra e se move pela puberdade. Explique que à medida que ele subitamente se eleva, seus genitais se tornam maiores e mais desenvolvidos. Seja sincero com ele e deixe-o saber para esperar ereções em momentos inesperados. Mantenha sua conversa leve, demonstrando como sua voz pode soar enquanto ele se move pelos estágios iniciais da puberdade. Compartilhe suas próprias experiências honestamente.

Prepare seu filho para os aspectos emocionais da puberdade. Deixe seu filho saber que a puberdade é uma época de grandes mudanças físicas e emocionais. Ele pode se sentir feliz em um minuto e zangado no outro. Seu filho pode se sentir grande demais para o corpo dele e não entender por que ele se sente assim. Certifique-se de que seu filho saiba que você entende as emoções e o mau humor que ele pode experimentar e expresse seu amor por ele.

Permaneça aberto e disposto a discutir a puberdade com seu filho mesmo depois de ter concluído sua discussão inicial. Muitas vezes, as crianças têm vergonha de fazer perguntas enquanto você fala sobre a puberdade. Incentive seu filho a vir a você a qualquer momento com preocupações. Traga o assunto regularmente para manter as linhas de comunicação abertas.

Dica

Relaxe e aproveite as conversas que tem com o seu filho sobre a puberdade e compartilhe suas próprias experiências com puberdade para colocar o seu filho à vontade. Planeje ter várias conversas com seu filho sobre a puberdade.

Mantenha seu senso de humor ao conversar com seu filho, mas use os termos médicos adequados ao explicar as partes do corpo.

Advertências -

Sempre consulte o pediatra do seu filho se você tiver alguma preocupação sobre o seu desenvolvimento.

Esteja alerta para sinais de depressão em seu filho.

Coisas Necessárias

Livro

, , ] ]