Respeitar o espaço pessoal e estabelecer limites pessoais são habilidades sociais que precisam ser aprendidas desde o início. Você pode ensinar seu filho a identificar e entender o espaço pessoal modelando comportamentos apropriados, planejando atividades de aprendizado e incorporando lições valiosas à vida diária. Isso não apenas ensina as crianças a respeitar os outros, mas também ajuda a evitar situações inseguras, inadequadas ou desconfortáveis.
Ensine a criança a fechar a porta do banheiro quando ela precisar usar o banheiro ou se vestir. . Demonstrar como bater e esperar por uma resposta antes de entrar em uma sala com uma porta fechada. Se o seu filho esquecer de bater ou fechar a porta, seja coerente e ofereça lembretes verbais. Você pode modelar comportamentos apropriados, como dizer "Preciso mudar minhas calças, por isso vou ao meu quarto para ter privacidade".
Ofereça uma lição visual ensinando seu filho sobre sua “bolha pessoal”. Pegue um bambolê e faça seu filho segurá-lo na altura da cintura. Amarre duas tiras de fita ou corda para o bambolê para criar duas alças para segurar o bambolê no lugar. Enquanto seu filho anda por aí, explique que o espaço ao seu redor é sua própria bolha e ela está encarregada disso. Ela deve estar ciente das bolhas de outras pessoas e não deve invadir o espaço delas. Explique que membros da família e amigos podem dar abraços e beijos dentro das bolhas dos outros, mas estranhos não devem entrar em sua bolha.
Use fantoches para fazer uma lição sobre o espaço pessoal e comunicação. Mantenha dois fantoches a distâncias diferentes, ofereça um cenário e pergunte ao seu filho se ele acha que a proximidade é aceitável nessa situação. Por exemplo, segure os bonecos a uma polegada de distância e pergunte: "Está tudo bem para o esquilo ficar tão perto do panda quando ele está em um elevador lotado?" Depois que seu filho lhe der uma resposta, mantenha os fantoches à mesma distância um do outro. e pergunte se está tudo bem se eles são os dois únicos no elevador. Em seguida, segure os dois fantoches com um pé de distância e pergunte se é assim que uma mãe e uma filha se abraçam. Também demonstre como um boneco pode usar palavras para pedir ao outro boneco para se afastar, como "Você está na minha bolha, por favor, faça o backup".
Ofereça ao seu filho uma escolha quando se trata a afeição pessoal e limites. Isso pode ser fortalecedor e uma lição sobre comunicação. Pergunte: “Posso te dar um abraço?” Antes de começar. Você também pode dar opções, como “Posso te dar um beijo ou você quer que eu exploda isso para você?”
Designe espaço apenas para o seu filho. Caixas de brinquedos separadas ou gavetas designadas para guardar pertences pessoais funcionam para isso. Isso ensina seu filho a cuidar de seus próprios itens e respeitar os outros bens. Explique ao seu filho que ele deve pedir emprestado itens que não são dele.