Um pai ditatorial, também conhecido como pai autoritário, estabelecerá regras rígidas, diretrizes e limites dentro de sua casa. Ele fornecerá expectativas claras às crianças - sua palavra é lei e os membros da família podem esperar ser punidos se não seguirem as instruções ao pé da letra. Este pai governa a família através de controle absoluto e espera obediência completa sem questionar para manter a ordem.
Clareza
Em um relacionamento tão autoritário, as regras são definidas e não para discussão ou debate. Eles geralmente são bem definidos e perfeitamente claros para toda a família. Não há áreas cinzentas ou confusão sobre quem está no comando ou o que precisa ser feito. As crianças têm a vantagem de saber exatamente o que se espera delas em todos os momentos e também quais serão as conseqüências se as regras não forem seguidas explicitamente. Os membros do agregado familiar dependem dos pais para os instruir em todos os aspectos da sua vida doméstica.
Oportuno e produtivo
Quando não há dar e receber, o tempo não é necessário para discussão ou debate. Tarefas, projetos e trabalhos de casa prosseguirão com muito mais rapidez e eficiência, pois não há tempo para questionamentos, discussões, sugestões, mudanças ou falta de liderança. Todo mundo sabe o seu lugar e os prazos em que eles são esperados para realizar tarefas atribuídas. Isso não é diferente das forças armadas, onde a precisão e a ordem são usadas para manter uma unidade ordenada e produtiva sempre pronta.
Inflexível
A criação de filhos ditatorial pode ser muito inflexível. O pai não estará aberto a métodos alternativos de condução de negócios domésticos. A comunicação em reuniões de família e a comunicação individual com os membros da família pode ser quase inexistente e vincular-se a crianças de forma extremamente mínima. Os membros da família não aprenderão a pensar por si mesmos e dependerão de outras autoridades para tomar decisões por eles mais tarde na vida. Elas podem se tornar muito introvertidas e carecer de auto-estima e de qualquer tipo de espontaneidade ou criatividade.
Uma criança que recebe instruções sobre tudo o que deve fazer crescerá precisando de orientação em todas as áreas de sua vida. Ele não poderá pensar em tarefas por conta própria e pode não ter iniciativa tanto no início como na conclusão de projetos sem supervisão. Ele também pode não ter confiança em si mesmo e em sua capacidade de pensar criativamente e ser incapaz de contribuir plenamente para suas demandas e desafios no local de trabalho ou na vida em casa. O espírito de uma criança pode ser muito sufocado em um ambiente tão autocrático, resultando em timidez e uma personalidade introvertida.
, , ] ]