Declarando opiniões
Algumas crianças não acreditam que sua voz é importante, levando-as a se tornarem passivas. Para ajudar seu filho a aprender que suas opiniões são valiosas, peça sua contribuição sempre que possível, mesmo em questões aparentemente pequenas. Você pode perguntar: "Qual você prefere para o jantar - frango ou bolo de carne?" ou "Que cor você acha que devo pintar na sala de estar?" Assista a filmes e programas de TV juntos e peça sua opinião sobre a história, direção e personagens. Para uma criança mais velha, assista a programas políticos e as notícias em conjunto e peça sua opinião sobre eventos mundiais. Evite discutir ou dizer que ela está "errada". "Ponto de vista muito interessante. Obrigado por me dar uma refeição para o pensamento."
Assevering Boundaries
Crianças assertivas reconhecem seu direito de dizer "não" sem se sentirem culpadas. Aprender a dizer "não" pode ensinar seu filho a traçar limites necessários, como quando um amigo pede para copiar o dever de casa ou quando um irmão quer brincar no quarto dela. Aprender a dizer "não" também pode proteger sua saúde e segurança quando ela está sendo intimidada ou recebe drogas, álcool ou sexo. Os agressores deixam de ser agressivos em 10 segundos depois que as vítimas lhes dizem que parem com uma voz forte, segundo a Education.com. Aconselhe seu filho que é sempre seguro dizer "não" e ensinar-lhe a diferença entre agressividade e assertividade, recomenda o pediatra Dr. William Sears.
Aprendendo a falar:
Para ajudar seu filho a se tornar mais assertivo, passar por uma variedade de situações comuns juntos e ensiná-lo a apropriadamente afirmar-se. Por exemplo, se um colega de classe diz a ele que não é permitido usar a cor vermelha na escola, instrua-o a responder com calma "Sim, eu sou" e ir embora. Ou, se outra criança cortar na frente dele na fila do refeitório, ele poderia dizer: "Sou o próximo da fila. O fim da fila está atrás da garota que usa o suéter amarelo". Se sua irmã muda o canal de televisão, ele pode dizer "Mamãe diz que é a minha noite de televisão e eu estou autorizado a assistir o que eu quiser. Você pode assistir seu show amanhã à noite." Aconselhá-lo a não ficar com raiva, mas a falar, mantendo-se calmo, claro e firme. Respeitar o desafio - Desafio é uma parte normal do desenvolvimento do seu filho como ela se esforça para se tornar mais autônoma e formar sua própria opiniões. Ser um disciplinador muito rigoroso ou ficar com raiva quando seu filho resiste seguindo uma regra pode levá-lo a se tornar passivo para evitar sua desaprovação. Evite ficar chateada quando ela se recusar a parar de assistir à TV, fazer o dever de casa ou ir para a cama. Em vez disso, apóie sua autonomia em desenvolvimento perguntando quais são suas razões. Dê a ela toda a atenção enquanto aprende a se afirmar. Você pode concordar com um compromisso e dizer "Você pode ficar acordado por mais uma hora, mas então é hora de dormir". Ouvir e respeitar suas necessidades em desenvolvimento diminuirá seu medo de falar.
Modelagem da assertividade
As crianças geralmente refletem o comportamento de seus pais. Se seu filho o vê como um indivíduo passivo, é mais provável que ele siga seu exemplo e se torne passivo. Para se tornar um modelo positivo, faça com que seu filho assista enquanto você se afirma em diferentes situações. Pode ser uma questão pequena que deixa uma grande impressão, como pedir ao anfitrião do restaurante uma mesa melhor ou devolver um item a uma loja de departamentos. Você pode informá-lo sobre como solicitou um aumento ao seu chefe ou recorreu a uma multa injusta. Observar repetidamente como você se comporta de maneira respeitosa o ajudará a perceber que a assertividade traz recompensas muito maiores do que a passividade.
, , ] ]