Todas as crianças têm pontos fortes e fracos individuais, mas nem todas as crianças são boas em tudo. Algumas crianças são muito boas em matemática, enquanto outras acham os problemas de matemática confusos e desafiadores. Algumas crianças são bons leitores e escritores, enquanto outras lutam para ler, escrever e compreender a palavra escrita. Entretanto, as crianças não têm a opção de pular os assuntos de aprendizado com os quais lutam, mas os pais podem ajudar incorporando atividades que melhorem as habilidades de aprendizado.
Estratégias auditivas
A escolástica indica que algumas crianças são aprendizes auditivos, o que significa eles têm que ouvir algo para retê-lo. Essas crianças geralmente são boas em música, e incorporar ritmo e música no processo de aprendizado pode ajudar a melhorar as habilidades de aprendizado. Faça uma música com a informação que seu filho precisa memorizar, e depois cante a canção repetidas vezes com seu filho. Há CDs disponíveis que apresentam a tabela de multiplicação configurada para canções de rap para ajudar crianças que lutam com a matemática. Jogue-os para o seu filho regularmente para ajudá-lo a aprender suas tabelas de multiplicação.
Estratégias visuais
Aprendizes visuais aprendem bem vendo o que estão aprendendo. Fornecer ferramentas que permitam que uma criança aprenda de maneira prática ajudará a melhorar as habilidades de aprendizado. A Scholastic sugere permitir que uma criança use alimentos, como passas ou marshmallows, para descobrir problemas matemáticos que requerem adição ou subtração. Visualmente e fisicamente adicionar ou subtrair dessa maneira pode aumentar a compreensão de habilidades matemáticas específicas, permitindo que uma criança visual se envolva ativamente no processo de aprendizagem. Visitas ao museu ou passeios pela natureza também podem melhorar as habilidades de aprendizado.
Estratégias de Comunicação
A comunicação entre pais e professores é uma maneira importante de melhorar as habilidades de aprendizado, diz Healthychildren.org. Um relacionamento positivo entre pais e professores pode ajudar a impulsionar as habilidades de aprendizado, pois permite que trabalhem juntos para garantir que a criança esteja progredindo. Crie um cartão de relatório diário; peça à professora de seu filho que mande para casa este boletim para que você possa ver o que ela está aprendendo e o que ela pode precisar de ajuda adicional em casa. Recompensar os alunos por bons relatórios pode motivar ainda mais as melhorias. Você também pode criar um diário compartilhado entre você e o professor de seu filho. Isso proporciona um lugar para você e o professor compartilharem observações e comentários que podem levar a mudanças futuras.