casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como Ensinar Empatia Infantil Através de Atividades

Empatia refere-se a uma compreensão e sensibilidade aos sentimentos de outra pessoa. O conceito é frequentemente descrito para as crianças como se colocando no lugar da outra pessoa para imaginar como a outra pessoa está se sentindo. A empatia ajuda a criança a abordar as situações sociais de forma adequada, tornando-a mais propensa a conviver bem com outras crianças. Segundo o Dr. Paul Coleman, escrevendo no site da Educação da Família, as crianças empáticas mantêm melhores relacionamentos e podem se sair melhor na escola. Enquanto algumas crianças parecem ser naturalmente mais empáticas do que outras, atividades que permitem que as crianças pratiquem a empatia ajudam a desenvolver a habilidade social.

Modele a empatia em todas as suas interações com seu filho, outras crianças e outros adultos. Deixe que ela veja como é a empatia.

Pergunte ao seu filho o que a empatia significa para ele, se ele tiver idade suficiente para entender o significado. Discuta como você pode descobrir o que outra pessoa está sentindo, com base em pistas verbais e não-verbais.

Modele várias emoções através de sua linguagem corporal e expressões faciais. Peça ao seu filho para identificar a emoção que você está exibindo. Encoraje-a a modelar as diferentes emoções com a sua própria linguagem corporal.

Descreva as suas emoções reais para o seu filho, dizendo-lhe como se sente e porquê. Por exemplo, você pode dizer a ele que está se sentindo frustrado porque não consegue encontrar um livro específico. Incentive seu filho a verbalizar seus sentimentos também.

Escreva situações sociais em cartões durante os quais a empatia ajudaria. Exemplos incluem uma criança que está sendo intimidada, um amigo cuja avó morreu e um amigo que falhou em um teste de matemática. Peça ao seu filho para fazer um brainstorm de maneiras de mostrar empatia em cada situação e de como a empatia pode ajudar a outra criança a se sentir melhor. A KidsHealth também recomenda que ela liste os efeitos negativos de não mostrar empatia em cada situação.

Use dramatização para as situações nos cartões. Peça ao seu filho que apresente a situação de uma maneira que mostre empatia por um amigo. Reveze-se interpretando papéis diferentes para que ele possa ver os dois lados da situação.

Elogie e aponte exemplos específicos de seu filho mostrando empatia por conta própria. Distribuir prêmios ou manter uma lista dos exemplos para incentivá-la a continuar usando a empatia.